USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: contribuições para a comunicação e divulgação científica = USE OF DIGITAL SOCIAL NETWORKS IN GRADUATE PROGRAMS IN INFORMATION SCIENCE: contributions to scientific communication and dissemination

Auteurs-es

  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-4271-0778

Mots-clés :

Pós-Graduação, Ciência da Informação, Redes sociais digitais, Comunicação científica, Divulgação científica

Résumé

Aborda o uso das redes sociais digitais durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) no Brasil. As redes sociais digitais se configuram, hoje, como novos espaços de comunicação, tornando ferramentas úteis na comunicação e divulgação científica para a sociedade conectada em rede. Assim, surgiram as questões de pesquisa, quais sejam, como os PPGCI utilizam as redes sociais digitais para compartilhamento de suas pesquisas? Como a utilização desses novos espaços informacionais contribui para otimizar o processo de comunicação e divulgação científica, e, assim, colaborar para o desenvolvimento da sociedade? Têm como objetivos analisar e refletir acerca da forma como os PPGCI utilizam as redes sociais no compartilhamento de informações, e como essa presença digital contribui para o processo de comunicação e divulgação científica à sociedade. Contribui para reflexão sobre a construção de diretrizes para o uso das redes sociais digitais pelos PPGCI. Os Programas de Pós-Graduação, vinculados às universidades públicas, figuram como ambientes relevantes para a geração de novos conhecimentos no contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país. Os resultados encontrados mostram que as atividades de comunicação e divulgação científica, realizadas pelos PPGCI, no ambiente das redes sociais se intensificaram durante a pandemia, mesmo com os desafios impostos pela necessidade de adaptação ao trabalho remoto. Conclui que a presença digital dos PPGCI nas redes sociais impacta positivamente na visibilidade da Ciência da Informação, e facilita a comunicação de informação para a comunidade científica, e na divulgação científica para a sociedade.

Palavras-chave: Pós-Graduação. Ciência da Informação. Redes sociais digitais. Comunicação científica. Divulgação científica.

Abstract

It addresses the use of digital social networks during the pandemic of the new coronavirus (COVID-19) by the Graduate Programs in Information Science (PPGCI, in portuguese) in Brazil. Today, digital social networks are configured as new communication spaces, useful tools in communication and scientific dissemination for society connected in a network. So, research questions arose, namely, how do PPGCIs use digital social networks to share their research? How does the use of these new informational spaces help to optimize the communication and dissemination process and, thus, collaborate for the development of society? They aim to analyze and reflect on how the PPGCI is used as a social information sharing network and how this digital presence contributes to the process of scientific communication and dissemination to society. It contributes to the reflection on the construction of guidelines for the use of digital social networks by PPGCI. The Graduate Programs, linked to public colleges, are relevant environments for the generation of new knowledge in the scope of Science, Technology and Innovation (ST&I) in the country. The results found show that the communication and scientific dissemination activities, evaluated by the PPGCI, in the social network environment intensified during the pandemic, despite the challenges imposed by the need to adapt to remote work. It concludes that the digital presence of PPGCI on social networks has a positive impact on the visibility of Information Science, in addition to facilitating the communication of information to the scientific community and scientific dissemination to society.

Keywords: Graduate program. Information science. Digital social networks. Scientific communication. Scientific divulgation.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciência da Informação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Références

ABRASILEIRADA. In: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/abrasileirada/. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018. Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização. Brasília, DF: Ministério da Educação, 4 p., 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85591-rces001-18&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 7 de dezembro de 2017. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu. Brasília, DF: Ministério da Educação, 4 p., 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78281-rces007-17-pdf/file. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria normativa nº 7, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 148, n. 117, p. 31, 23 jun. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/port_mestrado_profissional1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 036, de 11 de maio de 2020. Recomenda a implementação de medidas de distanciamento social mais restritivo. [Brasília, DF]: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco036.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Orientações para manejo de pacientes com COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Saúde, [20--?]. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/June/18/Covid19-Orientac--o--esManejoPacientes.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 49, p. 185, 12 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346. Acesso em: 18 nov. 2020.

BUENO, W. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 5 set. 2020.

CARIBÉ, R. Comunicação científica para o público leigo no Brasil. 319 f. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, UnB, Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9003/1/2011_RitadeC%C3%A1ssiadoValeCarib%C3%A9.pdf. Acesso em: 6 set. 2020.

CARIBÉ, R. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 89-104, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/93078. Acesso em: 5 set. 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CAVALCANTE, L.; SILVA, A.; FREIRE, G. Gestão informacional em meio digital: caso rede Paraíba de comunicação afiliada à Rede Globo de televisão. Prisma.com, Minneapolis, n. 21, p. 3-27, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/62158. Acesso em: 5 set. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Lockdown e isolamento social serão tema de encontro online do CNS, OPAS e Fiocruz, nesta quarta, 13. [Brasília, DF]: CNS, 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1165-lockdown-e-isolamento-social-serao-tema-de-encontro-online-do-cns-opas-e-fiocruz-nesta-quarta-13#:~:text=Oriunda%20do%20ingl%C3%AAs%2C%20a%20express%C3%A3o,as%20pessoas%20fiquem%20em%20casa. Acesso em: 18 nov. 2020.

FACEBOOK. Nossa missão: quem somos, informações sobre a empresa. [S. l.: s. n.], c2020. Disponível em: https://about.fb.com/br/company-info/. Acesso em: 22 nov. 2020.

FACEBOOK. O que criamos: aplicativo do Facebook. [S. l.: s. n.], c2020. Disponível em: https://about.fb.com/br/technologies/facebook-app/. Acesso em: 22 nov. 2020.

FREIRE, I. Informação; consciência possível; campo. Um exercício com construtos teóricos. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 24, n. 1, 1995. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/619. Acesso em: 10 set. 2020.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GÓMEZ, M. Escopo e abrangências da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 31-43, jan./abr. 2003. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/123. Acesso em: 10 set. 2020.

HAUBRICH, D.; FROEHLICH, C. Benefícios e desafios do home office em empresas de tecnologia da informação. Revista Gestão & Conexões, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 167-184, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/27901. Acesso em: 18 nov. 2020.

INSTAGRAM. Nossa comunidade. [S. l.: s. n.], [20--?]. Disponível em: https://about.instagram.com/pt-br/community/. Acesso em: 18 nov. 2020.

INSTAGRAM. Sobre esta conta. [S. l.: s. n.], [20--?]. Disponível em: https://www.instagram.com/. Acesso em: 18 nov. 2020.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIVE. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/live/. Acesso em: 18 nov. 2020.

MARTELETO, R. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 30, n. 1, p. 71-81, abr. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652001000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020.

MASSARANI, L.; DIAS, E. José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: http://portal.sbpcnet.org.br/livro/ebook_reflexoes_divulgacao_cientifica_press.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

MOREIRA, D.; OLIVEIRA, V.; GONÇALVES, W. A importância do isolamento social no contexto da pandemia de COVID-19: ligas. Sanar Medicina, [s. l.], [2020]. Disponível em: https://www.sanarmed.com/a-importancia-do-isolamento-social-no-contexto-da-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 18 nov. 2020.

MUELLER, S.; CARIBÉ, R. A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1 esp, p. 13-30, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6160. Acesso em: 8 set. 2020.

NASCIMENTO, J. Você sabe o que é Folksonomia? Biblioo Cultura Informacional, [s. l.], 2020. Disponível em: https://biblioo.info/voce-sabe-o-que-e-folksonomia/. Acesso em: 18 nov. 2020.

NORONHA, D. et. al. Egressos dos Programas de Pós-Graduação em ciência da informação: por onde andam os doutores?. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 94-107, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/32117. Acesso em: 10 set. 2020.

PAIM, I. A Ciência da Informação na UFMG: a trajetória do programa de Pós-Graduação. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 105-110, jan./jun. 2000. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/559/341. Acesso em: 10 set. 2020.

PINHEIRO, L. Cenário da Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil, influências e tendências. 2007. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/65. Acesso em: 10 set. 2020.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos avaliados e reconhecidos: dados quantitativos de programa. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf;jsessionid=gfPBmuuLhuS6JPIUGmcHyWb2.sucupira-215#. Acesso em: 8 set. 2020.

RODRIGUES, G.; BRENNAND, E. Aprendizagem e interação na rede social Facebook. P2P e INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, v. 7, p. 88-106, 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428. Acesso em: 8 set. 2020.

SILVEIRA, E.; SENA, P.; DUARTE, E. Revista ACB: a divulgação científica no Facebook. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2287-2299, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/2138. Acesso em: 8 set. 2020.

STATISTA. Most popular social networks worldwide as of July 2020, ranked by number of active users. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acesso em: 10 set. 2020.

TOMAÉL, M. Redes sociais, conhecimento e inovação localizada. Informação & Informação, [s. l.], v. 12, n. 1esp, p. 63-86, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1782. Acesso em: 8 set. 2020.

TWITTER. Nossa defesa. [S. l.: s. n.], c2020. Disponível em: https://about.twitter.com/pt/advocacy.html. Acesso em: 22 nov. 2020.

TWITTER. Como usar hashtags. [S. l.: s. n.], c2020. Disponível em: https://help.twitter.com/pt/using-twitter/how-to-use-hashtags. Acesso em: 18 nov. 2020.

VALEIRO, P.; PINHEIRO, L. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 159-169, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-37862008000200004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 set. 2020.

YOUTUBE. About. [S. l.: s. n.], [20--?]. Disponível em: https://www.youtube.com/intl/pt-BR/about/. Acesso em: 18 nov. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-14

Comment citer

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; GUIMARÃES, Marcus Vinícius de Albuquerque.
USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: contribuições para a comunicação e divulgação científica = USE OF DIGITAL SOCIAL NETWORKS IN GRADUATE PROGRAMS IN INFORMATION SCIENCE: contributions to scientific communication and dissemination
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 2, p. 193–217, 14 déc. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/15428. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos