A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
Palabras clave:
LIBRAS, Biblioteconomia, Comunicação, Inclusão, AcessibilidadeResumen
O presente trabalho aborda a história da LIBRAS e sua legalização como língua, bem como, a importância de seu ensino e conhecimento por profissionais da informação, em especifico o Bibliotecário, onde traz a ideia da inserção e ensino desta língua dentre estudantes que estão se formando no curso de Biblioteconomia, como incentivo a mediação da informação em seus vários âmbitos. O objetivo do estudo é apresentar a necessidade em se compreender esta língua e utilizá-la no atendimento e trato com usuários surdos, utilizando-a como ponte para a inclusão espontânea. Serão abordados também a formação do bibliotecário, sua forma de atuação no espaço informacional e uso da comunicação dentre boa parte de suas atividades, o que nos remete ao uso da língua como ponte entre Usuário X Bibliotecário e via primordial para compreensão das necessidades do usuário. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o assunto com base em autores que abordam o mesmo tema em suas produções. Como resultado, obtivemos um novo olhar sobre a abordagem do tema de forma interdisciplinar que confirmam a necessidade e reflexão a respeito da inserção e presença deste contexto na formação destes profissionais.
Palavras-chave: LIBRAS. Biblioteconomia. Comunicação. Inclusão. Acessibilidade.
Abstract
The presentworkdealswiththehistoryof LIBRAS and its legalization as a language, as well as theimportanceof its teachingandknowledgebyinformationprofessionals, in particular theLibrarian, where it bringstheideaof theinsertionandteachingofthislanguageamongstudentswho are forming in thecourseofLibrarianship, as an incentive tomediationofinformation in its variousspheres. The objectiveofthestudyistopresenttheneedtounderstandthislanguageand use it in thecareandtreatmentofdeafusers, using it as a bridge for spontaneousinclusion. The formationofthelibrarian, hiswayofacting in theinformationalspaceandthe use of communication among a greatpartofhisactivities, willalsobeapproached, whichrefersustothe use ofthelanguage as a bridge betweenUser X Librarianand a primordial waytounderstandtheneedsoftheuser. A bibliographicsurveyonthesubjectwasmadebasedonauthorswho approach thesametheme in theirproductions. As a result, weobtained a new look onthesubject approach in aninterdisciplinarywaythatconfirmstheneedandreflectionregardingtheinsertionandpresenceofthiscontext in the training oftheseprofessionals.
Keywords: LIBRAS. Librarianship. Communication. Inclusion. Accessibility.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.