A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO

Autores/as

  • Joice Dias Costa

Palabras clave:

LIBRAS, Biblioteconomia, Comunicação, Inclusão, Acessibilidade

Resumen

O presente trabalho aborda a história da LIBRAS e sua legalização como língua, bem como, a importância de seu ensino e conhecimento por profissionais da informação, em especifico o Bibliotecário, onde traz a ideia da inserção e ensino desta língua dentre estudantes que estão se formando no curso de Biblioteconomia, como incentivo a mediação da informação em seus vários âmbitos. O objetivo do estudo é apresentar a necessidade em se compreender esta língua e utilizá-la no atendimento e trato com usuários surdos, utilizando-a como ponte para a inclusão espontânea. Serão abordados também a formação do bibliotecário, sua forma de atuação no espaço informacional e uso da comunicação dentre boa parte de suas atividades, o que nos remete ao uso da língua como ponte entre Usuário X Bibliotecário e via primordial para compreensão das necessidades do usuário. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre o assunto com base em autores que abordam o mesmo tema em suas produções. Como resultado, obtivemos um novo olhar sobre a abordagem do tema de forma interdisciplinar que confirmam a necessidade e reflexão a respeito da inserção e presença deste contexto na formação destes profissionais.

Palavras-chave: LIBRAS. Biblioteconomia. Comunicação. Inclusão. Acessibilidade.

Abstract

The presentworkdealswiththehistoryof LIBRAS and its legalization as a language, as well as theimportanceof its teachingandknowledgebyinformationprofessionals, in particular theLibrarian, where it bringstheideaof theinsertionandteachingofthislanguageamongstudentswho are forming in thecourseofLibrarianship, as an incentive tomediationofinformation in its variousspheres. The objectiveofthestudyistopresenttheneedtounderstandthislanguageand use it in thecareandtreatmentofdeafusers, using it as a bridge for spontaneousinclusion. The formationofthelibrarian, hiswayofacting in theinformationalspaceandthe use of communication among a greatpartofhisactivities, willalsobeapproached, whichrefersustothe use ofthelanguage as a bridge betweenUser X Librarianand a primordial waytounderstandtheneedsoftheuser. A bibliographicsurveyonthesubjectwasmadebasedonauthorswho approach thesametheme in theirproductions. As a result, weobtained a new look onthesubject approach in aninterdisciplinarywaythatconfirmstheneedandreflectionregardingtheinsertionandpresenceofthiscontext in the training oftheseprofessionals.

Keywords: LIBRAS. Librarianship. Communication. Inclusion. Accessibility.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joice Dias Costa

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2018-09-17

Cómo citar

COSTA, Joice Dias.
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO
. Revista Bibliomar, v. 16, n. 3, p. 45–58, 17 sep. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/9703. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos