ESTUDOS DE USUÁRIOS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO LEITORA NO INSTAGRAM
uma análise do Pausa literária
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.4Palavras-chave:
formação leitora, estudo de usuários, Instagram, práticas leitorasResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo dos usuários, em relação aos seus desafios e os impactos nas formações e práticas leitoras. Além disso, ressalta o papel do bibliotecário nesse cenário, e como esse profissional pode contribuir para a práticas de leitura e na formação do leitor. A metodologia adotada no estudo tem natureza qualitativa, com uma revisão de literatura utilizando técnicas de análises exploratória e descritiva com o propósito de analisar além das manifestações dos usuários, como também para oferecer subsídios ao bibliotecário para atuar na formação leitora em ambiente virtual - Instagram - com levantamentos bibliográficos sobre o assunto proposto.
Downloads
Referências
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Ed. da UnB, 1999.
JESUS, Ingrid Paixão de; GOMES, Henriette Ferreira. Dimensões da mediação da informação e suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 26, p. 1-24, 2021.
JESUS, Ingrid Paixão de; GOMES, Henriette Ferreira. A MEDIAÇÃO DA LEITURA NO VIÉS DAS DIMENSÕES DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO. In: ENANCIB 2019. 2019.
GALLI, Fernanda Correa Silveira. Práticas de leitura no contexto acadêmico: a constituição histórica do sujeito-leitor e dos sentidos. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15305/9493. Acesso em: 20 jul. 2021.
GALLI, Fernanda Correa Silveira; GARCIA, Dantielli Assumpção. Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufgd, Dourados, v. 9, n. 19, p. 115-127, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661. Acesso em: 24 ago. 2021.
MAIA, Janicleide Vidal. A leitura crítica a partir da interpretação de charges jornalísticas. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de A Leitura Crítica A Partir da Interpretação de Charges Jornalísticas, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8854/1/2011_dis_jvmaia.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021.
NETTO, Raymundo; LIMA, Lidia Eugenia Cavalcante (org.). Curso Formação de mediadores de leitura. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2018. 192 p. Ilustrado por: Rafael Limaverde.
ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez/Edunicamp, 1988/1989, p. 120.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas, SP: Mercado de Letras.
PROETTI, Sidney. AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA COMO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COMPARATIVO E OBJETIVO. Revista Lumen, Adamantina, v. 2, n. 4, 2017. Semestral. Disponível em: http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/60/88. Acesso em: 20 ago. 2021.
SANTOS, Hellinton Staevie dos; FERREIRA, Manuella Marinho; PASSOS, Naiara Raíssa da Silva. O bibliotecário e a agenda 2030. Revista Fontes Documentais, v. 3, p. 429-437, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/151175. Acesso em: 17 jul. 2021.
SANTOS, Laís Costa; PAMPONÉT, Vanessa de Carvalho Cayres; CERQUEIRA, Ingrid Bomfim. Práticas de leitura: o uso das redes sociais como recurso de ensino-aprendizagem no ensino médio. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Uerj, [S.L.], v. 19, n. 34, p. 171-188, 18 dez. 2020. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/54113. Acesso em: 24 ago. 2021.
SILVA, Elaine Teixeira da. A (re) evolução da cultura moderna por meio do ciberespaço: um recurso para a condição leitora. Revista de Letras e Linguagens Midiáticas, Ribeirão Preto, v. 10, n. 1, p. 1-12, 15 fev. 2016. Semestral. Disponível em: http://www2.baraodemaua.br/comunicacao/publicacoes/vocabulo/pdf/10/13_ciberspaco_10.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.
SOARES, Magda. NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2021.
SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, [S.L.], v. 31, n. 61, p. 21-44, 30 abr. 2017. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.