Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos.

Autores

  • Eliesér Toretta Zen Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.
  • Douglas Christian Ferrari de Mello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n3p200-220

Palavras-chave:

Gramsci. Estado ampliado. Formação humana.

Resumo

Objetivamos analisar, a partir de estudos bibliográficos, as relações sociais capitalistas, Estado ampliado e formação humana a partir do pensamento de Antonio Gramsci. Fizemos um estudo bibliográfico a partir do referencial teórico de Gramsci e de seus principais intérpretes. O estudo revelou, que para Gramsci, o Estado não é visto como algo monolítico, sem contradições internas. As frações do bloco no poder estão presentes no Estado, nos seus aparelhos e órgãos e na definição de políticas. As contradições que os acompanham também se apresentam no Estado. Assim, o Estado é um campo de disputas entre as classes fundamentais pela conquista da hegemonia. A escola unitária, promovendo a formação humana onilateral é fundamental para as classes subalternas na construção da nova hegemonia e, por sua vez, de um projeto alternativo de sociedade e de educação. Na escola unitária se realizará a união entre trabalho intelectual e manual, teoria e prática, formação profissional e formação geral, o especialista e o político, preparando as classes subalternas para as funções de direção, de governante, de especialista e de direção política, colocando-as em condições de dispor do Estado a serviço do bem comum.

Palavras-chave: Gramsci. Estado ampliado. Formação humana.

 

A proposal of human formation as a field of dispute for the enlarged state within the capitalist system: gramscian notes.

ABSTRACT

We aim to analyze, from bibliographical studies, the capitalist social relations, expanded State and human formation based on the thought of Antonio Gramsci. We outlined a bibliographical study based on Gramsci’s theoretical background and his main interprets. The study disclosed that, for Gramsci, the State is not seen as something monolithic, without any internal contradictions, the fractions of the block in power are present in the State, in its apparatuses, organs and in the definition of policies. The contradictions that follow them also appear in the State. Thus, the State is a fi eld of disputes between the fundamental classes for the conquest of hegemony. The unitary school, promoting the unilateral human formation, is fundamental for the subaltern classes in the construction of the new hegemony and, on the other hand, an alternative project of society and education. In the unitary school will happen the union between intellectual and manual labor, theory and practice, professional and general formation, the specialist and the political, preparing the subaltern classes for the functions of management, of governor, of specialist and of political direction, placing them in conditions of disposing the State and in order to common good.

Keywords: Gramsci. Expanded state. Human formation.

 

Una propuesta de formación humana como campo de disputa por el estado ampliado dentro del sistema capitalista: apuntes gramscianos.

 RESUMEN

Objetivamos analizar, a partir de estudios bibliográficos, las relaciones sociales capitalistas, Estado ampliado y formación humana a partir del pensamiento de Antonio Gramsci. Hemos hecho un estudio bibliográfico a partir del referencial teórico de Gramsci y de sus principales intérpretes. El estudio reveló, que para Gramsci, el Estado no es visto como algo monolítico, sin contradicciones internas. Las fracciones del bloque en el poder están presentes en el Estado, en sus aparatos y órganos y en la definición de políticas. Las contradicciones que los acompañan también se presentan en el Estado. Así, el Estado es un campo de disputas entre las clases fundamentales por la conquista de la hegemonía. La escuela unitaria, promoviendo la formación humana omnilateral es fundamental para las clases subalternas en la construcción de la nueva hegemonía y, a su vez, de un proyecto alternativo de sociedad y de educación. En la escuela unitaria se realizará la unión entre trabajo intelectual y manual, teoría y práctica, formación profesional y formación general, el especialista y el político, preparando las clases subalternas para las funciones de dirección, de gobernante, de especialista y de dirección política, colocando-las en condiciones de disponer del Estado al servicio del bien común.

Palabras clave: Gramsci. Estado ampliado. Formación humana.

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Biografia do Autor

Eliesér Toretta Zen, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professor do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profi ssional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo IFES.

 

Douglas Christian Ferrari de Mello, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela UFES. Professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profi ssional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Núcleo de Acessibilidade da UFES (NAUFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice-coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Defi ciência Visual e Cão-guia.

 

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

ZEN, E. T.; MELLO, D. C. F. de. Uma proposta de formação humana como campo de disputa pelo estado ampliado dentro do sistema capitalista: apontamentos gramscianos. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. p.200–220, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n3p200-220. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9733. Acesso em: 28 mar. 2024.