Declaração contra a trágedia da questão nacional e da educação: o levante do EZLN contra o Estado-nação latino-americano

Autores

  • Fábio Accardo de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n3p177-199

Palavras-chave:

Educação. Estado. Movimento Indígena.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a relação sobre a formação do Estado na América Latina com o levantamento armado do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) no sul do México. A reflexão é desenvolvida através da análise de trechos da Primera Declaración de la Selva Lancadona do EZLN, documento que ajuda a ilustrar o caminho de argumentação do texto: a tragédia da questão nacional, baseada na colonialidade do poder, que se expressa também em um colonialismo interno violento, pós-independências, contra os povos marginalizados, principalmente negros, indígenas e mestiços. O artigo parte da discussão inicial sobre a formação do Estado latino-americano e as colonialidades à que foram submetidos os povos da América. Diante desse quadro mais amplo, refletimos sobre o problema do índio na questão nacional, apresentando a crítica que o movimento indígena latino-americano tem engendrado nesse processo, apontando seus tensionamentos e lutas contra as colonialidades do poder e do saber. Nesse sentido, aproximamos o levante zapatista, a partir da sua Primeira Declaração, das lutas indígenas contra a estrutura colonial/moderna e o processo de formação dos Estados latino-americanos. Ao final, destacamos de que maneira a questão da educação também insere-se na discussão da questão nacional na América Latina, como uma das facetas da colonialidade do saber, e como as propostas de autonomia dos povos indígenas se articulam no enfrentamento às colonialidade do poder e do saber.

Palavras-chave: Educação. Estado. Movimento Indígena.

 

Declaration against the tragedy of the national question and of education: the Zapatista uprising against the Latin American nationstate

ABSTRACT

This article intends to understand the links between the formation of the State in Latin America and the Zapatista Army of National Liberation (Ejército Zapatista de Liberación Nacional, EZLN) armed uprising in southern Mexico, through the analysis of excerpts from the First Declaration of the Selva Lancadona, an EZLN document which illustrates the main reasoning of this text: the tragedy of the national question based on the coloniality of power, which expresses itself as post-independence internal colonialist violence against marginalized people - mainly blacks, indigenous and mestizos. Starting from the debate on the Latin American State formation and the colonialities imposed on its indigenous people in this process, the article also discusses the indigenous presence in the national question, presenting the critique placed by the indigenous people’s movement onto those processes, pointing out the tensions and struggles against the colonialist nature of power and knowledge. In this sense, through its First Declaration, the Zapatista uprising draws itself closer to the indigenous people’s struggles O Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG) against the Latin American states’ colonial/ modern structure and its formation process. Lastly, the article highlights the manner through which education inserts itself as a matter of national discussion in Latin America as one side of the coloniality of knowledge, and how proposals for the autonomy of the indigenous people articulates themselves against the colonial nature of power and knowledge.

Keywords: Education. State. Indigenous Movement.

 

Declaración contra la tragedia de la cuestión nacional y de la educación: el levante del EZLN contra el Estado-nación latinoamericano

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo comprender la relación acerca la formación del Estado en la América Latina con el levantamiento armado del Ejército Zapatista de Liberación Nacional (EZLN) en el sur de México. La reflexión se hace a través del análisis de fragmentos de la Primera Declaración de la Selva Lancadona del EZLN, documento que ayuda a ilustrar el camino de argumentación del texto: la tragedia de la cuestión nacional, basada en la colonialidad del poder, que se expresa también en un colonialismo interno violento, post-independencias, contra los pueblos marginalizados, principalmente negros, indígenas y mestizos. El artículo parte de una discusión inicial sobre la formación del Estado latinoamericano y las colonialidades a la que fueron sometidos los pueblos de América. Ante ese cuadro más amplio, reflejamos acerca del problema del indio en la cuestión nacional, presentamos la crítica que el movimiento indígena latinoamericano ha engendrado en ese proceso, apuntando sus tensiones y luchas contra las colonialidades del poder y del saber. En ese sentido, acercamos el levante zapatista, a partir de su Primera Declaración, a las luchas indígenas contra la estructura colonial/ moderna y el proceso de formación de los estados latinoamericanos. Al fi nal, destacamos la manera que la cuestión de la educación también se inserta en la discusión de la cuestión nacional en América Latina, como una de las facetas de la colonialidad del saber, y cómo las propuestas de autonomía de los pueblos indígenas se articulan en el enfrentamiento a las colonialidades del poder y del saber.

Palabras clave: Educación. Estado. Movimiento Indígena

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Accardo de Freitas

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG), na linha de pesquisa Infância e Educação Infantil, vinculado ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPEI).

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

FREITAS, F. A. de. Declaração contra a trágedia da questão nacional e da educação: o levante do EZLN contra o Estado-nação latino-americano. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. p.177–199, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n3p177-199. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9732. Acesso em: 29 mar. 2024.