Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA

Autores

  • Angelita Rosa de Oliveira
  • Feliciano de Mira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p215-237

Palavras-chave:

Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola.

Resumo

A construção histórica da identidade remanescente quilombola das crianças do Ensino Fundamental da Comunidade de Castanhão, (Ibipitanga, BA), efectua-se por meio da transmissão da cultura e valores, desde a fundação do povoado e do sistema oficial de ensino. O nosso objetivo foi compreender a reconstituição da identidade quilombola e como os valores da comunidade são transmitidos, assim como os métodos aplicados na educação escolar das crianças quilombolas. A coleta de dados foi efetuada a partir da aplicação de questionários a alunos e professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes da comunidade. A análise dos resultados mostra que a educação escolar é tributária da identidade quilombola, e colabora para a formação da identidade negra da Comunidade e fortalecimento do seu percurso histórico. A Escola Pe. Aldo Coppola necessita articular a educação e a identidade num processo pela socialização do quilombola.

Palavras-chave: Comunidade de Castanhão. Remanescente quilombola. Identidade quilombola.

 

Identity, History and Education in the Community Quilombola of Castanhão in Ibipitanga/BA

ABSTRACT

The historical construction of the remaining quilombola identity of the children of the Fundamental Education of the Community of Castanhão (Ibipitanga, BA), is carried out through the transmission of culture and values, from the foundation of the village and in the official system of education. Our objective was to understand the reconstitution of quilombola identity and how community values are transmitted, as well as the methods applied in school education of quilombola children. Data collection was carried out through the application of questionnaires to students and teachers and semi-structured interviews with representatives of the community. The analysis of the results shows that the school education is tributary of the quilombola identity, and contributes to the formation of the black identity of the Community and strengthening of its historical course. The School Fr. Aldo Coppola needs to articulate education and identity in a process for the quilombola’s socialization.

Keywords: Community of Castanhão. Remnant quilombola. Quilombola identity.

 

Identidad, Historia y Educación en la Comunidad Quilombola de Castanhão en Ibipitanga / BA

RESUMEN

La construcción histórica de la identidad remanente de los niños de la Enseñanza Fundamental de la Comunidad de Castanhão (Ibipitanga, BA), se efectúa a través de la transmisión de la cultura y valores, desde la fundación del pueblo y en el sistema ofi cial de enseñanza. Comprender la reconstitución de la identidad quilombola y cómo se transmiten los valores de la comunidad, así como los métodos aplicados en la educación escolar de los niños quilombolas. La recogida de datos fue efectuada a partir de la aplicación de cuestionarios a alumnos y profesores y la realización de entrevistas semiestructuradas con representantes de la comunidad. El análisis de los resultados muestra que la educación escolar es tributaria de la identidad quilombola, y colabora para la formación de la identidad negra de la Comunidad y fortalece su recorrido histórico. La Escuela P. Aldo Coppola necesita articular la educación y la identidad en un proceso por la socialización del quilombola.

Palabras clave: Comunidad de Castanhão. Remanente quilombola. Identidad quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelita Rosa de Oliveira

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH – UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Sócioeconomia do Desenvolvimento (GP-SEDES), licenciada em Pedagogia. 

Feliciano de Mira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em EHESS Écoledes Hautes Étudesen Sciences Sociales de Paris. Doutor em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Pós-Doutorado em Estudos Culturais Comparados no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGEcoH – UNEB. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Sócioeconomia do Desenvolvimento (GP-SEDES). 

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. de; MIRA, F. de. Identidade, História e Educação na Comunidade Quilombola de Castanhão em Ibipitanga/BA. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. p.215–237, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n2p215-237. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9536. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos