Os Fundamentos da Pedagogia Prussiana Liberal: reflexões sobre o hábito disciplinar no currículo militarista

Autores

  • Tomaz Martins Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
  • Damião Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p254-273

Palavras-chave:

Currículo disciplinar, História da Educação, Filosofia da Educação.

Resumo

A pedagogia prussiana liberal no Brasil se dissemina por meio da ideia de disciplina e rigor. A educação prussiana tem sua prática embasada em fundamentos conceituais em uma filosofia disciplinar. O modelo prussiano defende a gratuidade e universalidade do ensino pautado na laicidade, e é influenciado pelas ideias iluministas. Este artigo tem como objetivo a compreensão da influência da educação prussiana liberal no currículo disciplinar dos colégios militares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental em andamento no PPGE/UFT que visa, a partir do conceito de educação prussiana, presente no colégio militar do Tocantins. Discutimos a militarização dos currículos centrada na disciplina, como forma de desvelamento dos interesses atuais de pais e educadores. Percebe-se que o currículo prussiano busca pela produtividade mecânica. Quem tira as melhores notas e comporta-se bem é disciplinado, portanto, aprendeu. Caso aconteça o contrário, aplicam-se as sanções.

Palavras-chave: Currículo disciplinar; História da Educação; Filosofia da Educação.

 

The Foundations of Prussian Liberal Pedagogy: reflections on the disciplinary habit in the militarist curriculum

ABSTRACT

The liberal Prussian pedagogy in Brazil spreads through the idea of discipline and rigor. Prussian education has its practice grounded in conceptual foundations in a disciplinary philosophy. The Prussian model defends the gratuitousness and universality of secular education, and it is influenced by Enlightenment ideas. This article aims at understanding the influence of liberal Prussian education on the disciplinary curriculum of military colleges. This is a bibliographical and documentary research in progress in the PPGE / UFT that aims, from the concept of Prussian education, present in the military college of Tocantins. We discuss the discipline-centered militarization of curricula as a way of unveiling the current interests of parents and educators. It is perceived that the Prussian curriculum seeks mechanical productivity. Whoever takes the best grades and behaves well is disciplined, so he has learned. If this is not the case, sanctions shall apply.

Keywords: Disciplinary curriculum; History of Education; Philosophy of Education.

 

Los Fundamentos de la Pedagogía Prussiana Liberal: refleiones sobre el hábito disciplinar en el currículo militarista

RESUMEN

La pedagogía prusiana liberal en Brasil se disemina por medio de la idea de disciplina y rigor. La educación prusiana tiene su práctica basada en fundamentos conceptuales en una filosofía disciplinaria. El modelo prusiano defiende la gratuidad y universalidad de la enseñanza pautada en la laicidad, y es influenciado por las ideas iluministas. Este artículo tiene como objetivo la comprensión de la influencia de la educación prusiana liberal en el currículo disciplinario de los colegios militares. Se trata de una investigación bibliográfica y documental en marcha en el PPGE / UFT que tiene como objetivo, a partir del concepto de educación prusiana, presente en el colegio militar de Tocantins. Discutimos la militarización de los currículos centrada en la disciplina, como forma de desvelamiento de los intereses actuales de padres y educadores. Se percibe que el currículo prusiano busca la productividad mecánica. Quien quita las mejores notas y se comporta bien es disciplinado, por lo tanto, aprendió. En caso de que se produzca lo contrario, se aplicarán las sanciones.

Palabras clave: Currículo disciplinario; Historia de la Educación; Filosofía de la Educación

 

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Biografia do Autor

Tomaz Martins Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA

Mestrando em Educação PPGE/UFT. Esp. Em Filosofia e Ensino de Filosofia, Licenciado em Filosofia. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA e membro da comissão de extensão do IFPA.

Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação pela UFG. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/UFT. Docente Adjunto da UFT.  Líder do Grupo de Pesquisa sobre currículo.  

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

MARTINS FILHO, T.; ROCHA, D. Os Fundamentos da Pedagogia Prussiana Liberal: reflexões sobre o hábito disciplinar no currículo militarista. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. p.254–273, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n1p254-273. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8916. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos