Gênero, transexualidade e educação: reconhecimento e dificuldades para emancipação

Autores

  • Guilherme Paiva de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Aryanne Sérgia Queiroz de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp58-75

Palavras-chave:

Gênero.Transexualidade. Educação

Resumo

O artigo analisa a relação entre gênero, transexualidade e educação, refletindo sobre o reconhecimento do sujeito transexual na instituição educacional no Brasil. Para tanto, o estudo discute o conceito de identidade de gênero e transexualidade a partir do ponto de vista do saber médico e das ciências humanas. Por meio de entrevistas com professores/as do ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte, a pesquisa mostra que a problemática de gênero é pouco estudada no sistema educacional. Considerando a perspectiva dos/as professores/ as entrevistados/as, apesar do questionamento acerca da teoria da oposição binária da sexualidade, os discursos evidenciam a falta de reconhecimento do sujeito transexual na educação superior no Brasil.

Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Educação.

 

Gender, transsexuality and education: recognition and difficulties for emancipation

ABSTRACT

This paper analyses the relationship between gender, transsexuality and education, refl ecting about the recognition of the transsexual subject in the educational institution in Brazil. In order to do so, the study discusses the concept of gender identity and transsexuality from the standpoint of medicals knowledge and humans sciences. By means of interviews with professors of the higher education in the state of Rio Grande do Norte, the research shows that the gender problematic is little studied in the educational system. Considering the vision of the professors interviewed, in spite of the questioning about the theory of the binary opposition of sexuality, the discourses evidences the lack of recognition of the transsexual subject in higher education in Brazil.

Keywords: Gender. Transsexuality. Education.

 

Género, transexualidad y educación: reconocimiento y dificultades para emancipación

RESUMEN

El artículo analiza la relación entre género, transexualidad y educación, refl exionando sobre el reconocimiento del sujeto transexual en la institución educativa en Brasil. Para ello, el estudio discute el concepto de identidad de género y transexualidad desde el punto de vista del saber médico y de las ciencias humanas. A través de entrevistas com profesores (as) de la enseñanza superior en el Estado de Rio Grande do Norte, la investigación evidencia que la problemática de género es poco estudiada en el sistema educativo. Considerando la perspectiva de los (as) profesores (as) entrevistados (as), pese el cuestionamiento acerca de la teoría de la oposición binaria de la sexualidad, los discursos evidencian la falta de reconocimiento del sujeto transexual en la educación superior en Brasil.

Palabras clave: Género. Transexualidad. Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Paiva de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/UERN) . Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN).

Aryanne Sérgia Queiroz de Oliveira

Mestra em Ciências Sociais e Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/UERN) . Bacharel
em Direito pela UERN. 

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

CARVALHO, Guilherme Paiva de; OLIVEIRA, Aryanne Sérgia Queiroz de.
Gênero, transexualidade e educação: reconhecimento e dificuldades para emancipação
. Revista Educação e Emancipação, v. 10, n. 4, p. p.58–75, 12 Jan 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8198. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos