CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA

Autores

  • Eliane Maria Pinto Pedrosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p156-186

Palavras-chave:

Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.

Resumo

Neste artigo, são discutidos elementos da pesquisa sobre concepções de sujeitos envolvidos no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática, no contexto da formação de jovens e adultos integrada à educação profissional. Assume como problema de pesquisa as concepções que sustentam o ensino das Ciências da Natureza e de Matemática, em um currículo integrado, formalmente enunciado por cursos técnicos integrados do Proeja. Concepção, neste estudo, significa uma forma própria de pensar e representar o mundo, construída a partir das experiências imbricadas nas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa que objetiva apreender concepções expressas em relatos de sujeitos do ensino destes campos de conhecimentos em foco, frente ao desafio do currículo integrado. Junto a quatro docentes das disciplinas: Química, Biologia, Física e Matemática, do curso técnico em Eletrotécnica Integrado/Proeja/IFMA, foram recolhidos dados por meio de entrevistas semiestruturadas e anotações em diários. Neste artigo, foca-se a reflexão na categoria denominada: O Ensinar as Ciências da Natureza e a Matemática: aproximações e distanciamentos. Foi possível apreender que as concepções expressas nas histórias contadas sobre o ensinar estes campos de conhecimentos revelam aproximações e distanciamentos do proposto pela formação de jovens e adultos que traz o currículo integrado como esteio.

Palavras-chave: Ensino das Ciências da Natureza e de Matemática. Proeja. Currículo integrado.

ABSTRACT

This paper discusses elements of research on subjects of concepts involved in the teaching of Natural Sciences and Mathematics, in the training of young people and adults at integrated vocational education. It takes as research problem the concepts that support the teaching of Natural Sciences and Mathematics, an integrated curriculum, formally enunciated by Integrated Technical Courses of Proeja. Design, in this study, mean its own way of thinking and representing the world, built from the experiences imbricated in social relations. This is a qualitative research, narrative mode that aims to grasp concepts expressed in teaching the subject of reports of these fields of knowledge in focus, face the challenge of the integrated curriculum. Together with four teachers of these areas: Chemistry, Biology, Physics and Mathematics, the Technical Course in Integrated Electrical/Proeja/IFMA, collect data through semi-structured interviews and notes in diaries. In this article we reflection in the category called: The Teaching of Natural Sciences and Mathematics: similarities and differences. It was possible to learn that the views expressed in stories about teaching these skills courses reveal similarities and differences of the proposed for the formation of young people and adults that brings the integrated curriculum as mainstay.

Keywords: Teaching of Natural Sciences and Mathematics. Proeja. Integrated curriculum.

CONCEPCIONES DEL ENSEÑAR CIENCIAS DE LA NATURALEZA Y MATEMÁTICA EN EL CURRÍCULUM INTEGRADO DEL PROEJA

RESUMEN

En este artículo discutimos elementos sobre concepciones de sujetos involucrados en la enseñanza de Ciencias de la Naturaleza y Matemática, en el contexto de la formación de jóvenes y adultos integrada a la  educación profesional. Se toma como problema de pesquisa las concepciones que apoyan el enseño de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática, dentro de uno currículum integrado, formalmente resignado por los Cursos Técnicos Integrados del Proeja. Concepción, en este artículo, significa una forma propia de pensar y representar el mundo, construidas desde las experiencias imbricadas en las relaciones sociales. Se trata de una pesquisa de naturaleza cualitativa, en el modelo narrativo que objetiva aprender concepciones expresas en relatos de sujetos del enseño dentro de esas áreas de conocimiento en foco, frente al desafío del currículum integrado. Junto con cuatro maestro que enseñan: Química, Biología, Física y Matemática del curso técnico en lectrotécnica Integrada/Proeja/IFMA, recogemos dados por medios de entrevistas semiestructuradas y anotaciones en diarios. En este artículo enfocamos la reflexión en la categoría llamada: El enseñar de las Ciencias de la Naturaleza y Matemática: aproximaciones y distanciamientos. Hemos hecho posible que aprender las concepciones expresas en las historias dichas sobre el enseño en estas áreas del conocimiento revelan aproximaciones y distanciamientos del propuesto por la formación de jóvenes y adultos que lleva el currículum integrado como pilar.

Palabras clave: Enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza y Matemáticas. Proeja. Plan de estudios integrados.

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Biografia do Autor

Eliane Maria Pinto Pedrosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Professora do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestre em Educação Profissional e Doutora em Educação em Ciências e matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/Polo UFPA). E-mail: elianempedrosa@ifma.edu.br.

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Publicado

2017-05-10

Como Citar

PEDROSA, E. M. P. CONCEPÇÕES DO ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], p. p.156–186, 2017. DOI: 10.18764/2358-4319.v9n3p156-186. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6760. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos