Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p167-188Palavras-chave:
Mulher. Docência. Feminização.Resumo
RESUMO
Este artigo versa sobre a Feminização da Profissão Docente e está subdividido em três subtítulos: identidade e profissão docente: um processo em construção e representações das professoras sobre ser mulher e ser professora do ensino fundamental. Tem-se por objetivo refletir sobre as representações das mulheres professoras sobre ser
mulher e ser professora do ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a técnica de grupos focais. Nessa perspectiva, buscou-se fundamento em Dubar (1997) e Chartier (1990). Os achados deste estudo nos levaram a compreender que as protagonistas desse estudo acreditam que em se tratando de profissão docente, as mulheres têm um perfil para ensinar crianças e os homens para o ensino dos alunos maiores ou adultos, devido a características inerentes ao gênero.
Palavras-chave: Mulher. Docência. Feminização.
ABSTRACT
This article deals with the Feminization of Teaching Profession and is divided into three sections: identity and the teaching profession: a process under construction and representations of teachers about being a woman and being an elementary school teacher. It has been designed to reflect on the representations of female teachers about being a woman and being an elementary school teacher. We use as instruments, the literature and the technique of focus groups. From this perspective, it sought to ground Dubar (1997) and Chartier (1990). Our findings led us to understand that the protagonists of this study believe that when it comes to teaching profession, women have a profile for teaching children and men for teaching major or adult learners, because of inherent gender characteristics.
Keywords: Woman. Teaching. Feminization.
RESUMEN
Este artículo se ocupa de la Feminización de la Profesión Docente y se subdivide en tres secciones: identidad y profesión docente: un processo en construcción y representaciones de las maestras sobre ser mujer y
ser maestra de enseñanza primaria. Tiene el objetivo de reflexionar sobre las representaciones de las mujeres maestras sobre ser mujer y ser maestra de la enseñanza primaria. Fue utilizado como procedimentos metodológicos, la búsqueda bibliográfica y la técnica de grupos focales.
En esta perspectiva, se buscó fundamentación en Dubar (1997) y Chartier (1990). Los resultados de este estudio nos llevaron a comprender que las protagonistas de este estudio creen que en lo que se refierea a la profesión docente, las mujeres tienen un perfil para la enseñanza de niños y los hombres para la enseñanza de alunos mayores o adultos,
debido a las características inherentes al género.
Palabras clave: Mujer. Enseñanza. Feminización.
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