Conversa de porta aberta com Fátima Lima

“EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.67

Palavras-chave:

epistemologias negras, antirracismo, escrevivências

Resumo

A entrevista do presente dossiê, que focaliza a “EPISTEMOLOGIAS DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”, foi concedida pela professora doutora Fátima Lima. Mulher, nordestina, negra, lésbica, militante e muitas coisas mais. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/Campi Macaé. É colaboradora da Organização Não-Governamental ‘Casa das Pretas’. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER/CEFET/RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia (PPGPCESI-UFRJ). Coordenadora do Grupo ORI - Grupo de pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade (CNPq). O dossiê focaliza reunir um conjunto de epistemologias da pedagogia antirracista problematizando as narrativas lineares e únicas presentes na contemporaneidade. Em sua entrevista Fátima indica pistas, mas paradoxalmente nos coloca diante de encruzilhadas epistêmicas, políticas e educativas. Sua voz ecoa, também, indicando que muitas outras mulheres, algumas já ancestrais, abriram caminho para que hoje pudéssemos seguir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Baroni, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Ecologias do Narrar.

Allan Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá. Coordenador do Grupo de Pesquisa Conversações Curriculares e Coletivos Docentes.

Luís Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Procientista pelo Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIÊNCIA/UERJ- FAPERJ).

Referências

ANZALDÚA, Glória. A vulva é uma ferida aberta e outros ensaios. Trad. de Tatiana Nascimento. Rio de Janeiro: A Bolha, 2021.

ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas. v. 8, n 1, p. 229-236, 2000.

ANZALDÚA, Glória. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, nº 39, p. 297-309, 2009.

EVARISTO, Conceição. Nossa fala estilhaça a máscara do silêncio. Carta Capital, 13 de mai. 2017. Entrevista. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/conceicao-evaristo-201cnossa-falaestilhaca-a-mascara-do-silencio201d/. Acesso em: 16 nov. 2023.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância; NUNES, Isabella. Escrevivência: a escrita de nós - Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. RJ, Mina Comunicação e Arte, 2020.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: DUARTE, Constância; NUNES, Isabella. Escrevivência: a escrita de nós - Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. RJ, Mina Comunicação e Arte, 2020.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2.ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, São Paulo, p. 223-244, 1987.

HARTMAN, Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. São Paulo, SP: N-1 edições, 2020.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

BARONI, Patrícia; RODRIGUES, Allan; BORGES, Luís Paulo Cruz.
Conversa de porta aberta com Fátima Lima: “EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 794–807, 20 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.