A infância em face da racionalidade neoliberal: midiatização e dessimbolização da linguagem em sociedades complexas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.10

Palavras-chave:

neoliberalismo, midiatização, infância

Resumo

Neste artigo de caráter bibliográfico discute-se a interface entre a midiatização e a infância à luz da racionalidade neoliberal, dando especial ênfase aos processos de empobrecimento da linguagem e dessimbolização do imaginário ocorridos no contexto contemporâneo. Em consonância com Dardot e Laval (2016), entende-se o neoliberalismo como uma racionalidade que transborda os limites do mercado e transversaliza as diferentes instituições, fenômenos e relações sociais. Na primeira seção discorre-se sobre o fenômeno da midiatização da infância, buscando identificar de que modo as normas neoliberais fazem-se presentes nesse processo. Na segunda seção, analisa-se a inter-relação existente entre midiatização, o empobrecimento da linguagem e as mutações no imaginário. À guisa de conclusão, aponta-se que as mídias digitais consistem em uma estratégia eficiente de produção da subjetividade neoliberal, na medida que permitem a interiorização de normas de conduta, desenvolvimento de hábitos psíquicos que almejam a satisfação imediata e o apelo ao consumo. Essas mudanças, por sua vez, refletem no empobrecimento do imaginário que, consequentemente, torna-se um empecilho na busca de racionalidades alternativas ao neoliberalismo. 

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Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ensino pela Univates. Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (PROSUC/CAPES II).  Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES).

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e pós-doutorado pela UNICAMP/SP (2012). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordena o Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF), o Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF).

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

LORENZON, Mateus; CENCI, Angelo Vitório.
A infância em face da racionalidade neoliberal: midiatização e dessimbolização da linguagem em sociedades complexas
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 187–205, 31 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 30 abr 2024.

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Artigos