Currículo, políticas de ações afirmativas e pedagogia antirracista

empoderamento de mulheres negras no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.43

Palavras-chave:

política de currículo, políticas afirmativas, estudantes negras cotistas

Resumo

Decorridas as primeiras décadas de aprovação das Políticas de Ações Afirmativas (PAA) nas Instituições de Ensino Superior (IES), estudantes pretos(as) e pardos(as) são maioria, mesmo que sub-representados(as), indicando efeito positivo desta política. Para ir além deste ganho quantitativo é importante olhar para os atravessamentos das desigualdades de gênero na questão racial, uma vez que as mulheres negras são profundamente afetadas pela desigualdade racial. Na oportunidade, problematiza-se a presença de estudantes negras cotistas no Ensino Superior, entendendo as PAA como política cultural. Problematização feita em pesquisa de mestrado em andamento, a partir da qual se apresentam resultados parciais, destacando-se o estágio docente como prática de significação e dando-se visibilidade a uma pedagogia antirracista. O propósito é significar a experiência de uma das autoras, mestranda em educação, cotista e mulher negra em estágio docente no ensino superior. A análise orienta-se pela compreensão da PAA como política cultural e do currículo como prática de significação. A delimitação para a produção dos dados em uma perspectiva metodológica qualitativa é feita em um curso de Pedagogia, licenciatura, em universidade pública. Observam-se disputas por significação do que é ser mulher negra e cotista no ensino superior, destacando-se o empoderamento destas estudantes. Observa-se, ainda, que a experiência vivenciada pela mestranda junto a estudantes negras cotistas faz reverberar insurgências na vida destas mulheres.

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Biografia do Autor

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós - doutora em Currículo da Educação do Campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Líder do Grupo de Pesquisa Em Políticas Contemporaneas de Currículo e Formação Docente (GEPLICC-For/UFMT/CNPq).

Andresa Fernanda Almeida de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Bolsista Capes/Demanda Social. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (GEPLICC-For/UFMT/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Laboratório Estudos e Pesquisas da Amazônia Legal (LEAL/UNEMAT/CNPq).

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

OLIVEIRA, Ozerina Victor de; OLIVEIRA, Andresa Fernanda Almeida de.
Currículo, políticas de ações afirmativas e pedagogia antirracista: empoderamento de mulheres negras no ensino superior
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 152–173, 20 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.