O ser mais freiriano e suas perspectivas ontológicas: implicações no ser docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.7

Palavras-chave:

ser docente, ser mais freiriano, ontologia

Resumo

O artigo visa apresentar as implicações do ser mais freiriano e suas perspectivas ontológicas no ser docente. Com base em uma pesquisa bibliográfica em obras de Paulo Freire e em publicações de especialistas afins à temática, constatamos que a perspectiva ontológica freiriana do ser mais tem implicações na docência. Propõe-se, por meio de uma revisão bibliográfica e da dialogia entre autores, ideias e conceituações, um debate sobre a envergadura teórico-epistêmica do ser mais freiriano, considerando-se a possibilidade de sua compreensão como fundamento ontológico do ser docente, compreendendo diferentes dimensões que permeiam a formação do profissional que atua no âmbito da educação. Espera-se, com este estudo, o resgate e a continuidade das proposições freirianas ao ser docente, a partir da sua vocação do ser mais.

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Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação - Universidade Católica de Brasília (UCB).

Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estudos na Universität Bonn (Alemanha). Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação - Universidade Católica de Brasília (UCB).

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses.
O ser mais freiriano e suas perspectivas ontológicas: implicações no ser docente
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 129–148, 31 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 30 abr 2024.

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Artigos