Racialidade e encarceramento

um olhar para o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes na escola prisional feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.41

Palavras-chave:

racialidade, construção de identidade, escola prisional feminina

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo analisar o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes que são veiculados e/ou produzidos na escola prisional feminina com base no enfoque de como os elementos étnicos, misturas e mestiçagens refletem o processo de formação cultural brasileira, em especial, como a questão da racialidade é trabalhada na escola de modo a compreender a relevância desses saberes no contexto prisional feminino ora marcado pela maioria populacional de cor preta. Com isto, compreender o reflexo de como o racismo e o encarceramento em interface com a transição de saberes que são veiculados na escola prisional feminina estão diretamente relacionados ao processo de construção de identidade o qual sofre influências do sistema modernidade-colonialidade configurado em práticas hegemônicas e excludentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa de estudos relacionados Saos eixos em discussão e que nos leva a refletir melhorias para a escola prisional feminina, como por exemplo, resgatar os saberes construídos durante a trajetória de vida destas mulheres antes e durante o encarceramento, considerando as questões raciais como ponto central desse processo, sobretudo, na situação de cárcere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzianne Silva Tavares, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa-México. Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ALMEIDA, S, L, D. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ALVES, E. A. Rés negras, Judiciário branco: uma análise da interseccionalidade entre raça, gênero e classe na produção da punição em uma prisão paulistana. Dissertação de mestrado em Ciências Sociais, PUC-SP. São Paulo, 2015.

BATISTA, Wilson Roberto. Educação e gênero no sistema penitenciário paulista. Tese de doutoramento do Programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília, 2019. 253 f.

CUNHA, M. I. P. (1994), Malhas que a reclusão tece. Questões de identidade numa prisão feminina. Lisboa: Gabinete de Estudos Jurídico-Sociais.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAVIS, A. Estarão às prisões obsoletas? Rio de Janeiro: Difel, 2020.

DUARTE, E. P.. Editorial: direito penal, criminologia e racismo. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, v. 135, set. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia Científica: Ênfase em Pesquisa Tecnológica, 2003.

LOUREIRO, João de Jesus. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995. Cap.1. A Poética do imaginário. (p. 49-107)

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ed. São Paulo: E.P.U., 1986.

LOPES, Dailza Araújo; NASCIMENTO, Dandara Lorrayne. Formação de professores e decolonialidade: livro “O cabelo de Lelê”. Revista Interritórios. Pernambuco, v. 7, 2021.

MOUJÁN, Inés F.; CARVALHO, Elson S. Silva; JÚNIOR, Dernival V. R. Pedagogia De(s)coloniais: saberes e fazeres. Tocantins-TO: econuvem, 2020.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; MENOTT, Camila Cardoso. Formação de professores e educação na prisão: construindo saberes, cartografando perspectivas. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2016, v. 09, n. 15, p. 149-162, ago./dez.

PEREIRA, Maycon David de Souza; ROCHA, Flávia Rodrigues Lima. Educação antirracista e a formação de professores (as) em uma perspectiva decolonial. Revista em favor de igualdade racial. Acre, v. 3, 2020.

PINEL, Walace Roza; RESE, Erlando da Silva. A prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal. Cadernos RCC, V. 5, n.3, agosto 2018.

RIBEIRO, Débora; GAIA, Ronan da Silva Pereira. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Revista Linhas Críticas. Paraná, v. 27, 2021.

SANTOS, Izabelle Cristina Ferreira dos. A discussão acerca do perfil do encarceramento feminino no Brasil e sua problematização pela cor e classe social. In Encontro nacional de pesquisadoras/es em serviço social, XVI, 2018, Vitória-ES. Anais.

TAVARES, Suzianne Silva de. Educação no Cárcere: Processo de Reinserção Social de Mulheres. (Dissertação de Mestrado em educação). Universidade do Estado do Pará. Belém – PA, 2017.

TÁVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Rodrigues. Curso de Direito Processual Penal. 3. ed. Salvador: Editora Jus Podivm, 2009.

VASCONCELOS, I. C. C.; OLIVEIRA, M. R. D. Por uma Criminologia Feminista e Negra: Uma Análise Crítica da Marginalização da Mulher Negra no Cárcere Brasileiro. Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal – UFRGS. v. 4, n. 1, 2016, p. 101-110.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

TAVARES, Suzianne Silva; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.
Racialidade e encarceramento: um olhar para o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes na escola prisional feminina
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 98–125, 20 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.