A formação continuada de professores pedagogos paranaenses do município de Almirante Tamandaré com vistas ao seu desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.43

Palavras-chave:

formação continuada, pedagogo escolar, desenvolvimento profissional

Resumo

O presente artigo integra a uma das categorias de análise de uma tese de doutorado intitulada como: A formação e a identidade do professor pedagogo da rede estadual do Paraná: implicações para o desenvolvimento profissional no contexto da escola básica contemporânea. Seu objetivo é analisar as atividades de formação continuada ofertadas aos professores pedagogos das escolas estaduais localizadas no município de Almirante Tamandaré, para identificar de que forma elas contribuem para a sua atuação e desenvolvimento profissional na escola básica. Para conceituar e analisar formação continuada e desenvolvimento profissional do pedagogo apoiou-se em Marcelo Garcia (1999, 2009), André (2010), Nóvoa (2008), Imbernón (2002, 2010) e Fiorentini (2013).  Para discutir sobre a função do pedagogo escolar nas unidades educativas, utilizou-se das contribuições de Libâneo (2006 e 2010), Franco (2003) e Placco e Souza (2008). A abordagem metodológica escolhida foi a da pesquisa qualitativa e as técnicas de coletas de dados utilizadas foram: questionários aplicados aos professores pedagogos que atuam nas escolas estaduais do município de Almirante Tamandaré – PR, entrevistas semiestruturadas, observação participante dos cursos destinados aos professores pedagogos e análise documental. Assim, verificou-se que os encontros formativos disponibilizados pela SEED-PR e comprometidos com o desenvolvimento profissional devem promover a escuta dos professores pedagogos para a planificação do curso, levando em consideração as suas necessidades profissionais específicas, e investindo em estudos, grupos de pesquisa e redes de comunicação profissional, a partir de interesses e necessidades locais e contextuais, que levam ao incentivo e investimento em estudo e na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Virginia do Carmo Pabst Scholochuski, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Curitiba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pedagoga na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e na Prefeitura Municipal de Curitiba.

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Professora da Pós graduação em Educação (PPGE) e professora da Linha de pesquisa - Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de pesquisa Formação docente, Currículo e Práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos (GPFOR). 

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

SCHOLOCHUSKI, Virginia do Carmo Pabst; HAGEMEYER, Regina Cely de Campos.
A formação continuada de professores pedagogos paranaenses do município de Almirante Tamandaré com vistas ao seu desenvolvimento profissional
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.