A pós-graduação stricto sensu como formação continuada de professores da educação básica

uma alternativa para a emancipação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.40

Palavras-chave:

formação continuada, formação stricto sensu, emancipação humana

Resumo

O objetivo do artigo é discutir sobre a formação stricto sensu como um dos caminhos para uma formação continuada que contribua com o processo de emancipação humana. Reitera-se pensar a formação continuada como possibilidade de investigação, fundamentação, organização e análise por meio do estabelecimento de relações e construção da práxis possibilita que a formação stricto sensu faça parte desse escopo. Entende-se que nela existe a oportunidade de que, após a formação inicial, seja possível ir além da “capacitação”, do “aperfeiçoamento” ou do “treinamento”, visto que se refere a um processo que possibilita a construção da própria atividade e não se restringe apenas à aquisição de conhecimentos científicos e de sua aplicabilidade, pois leva em conta as dimensões políticas, éticas, estéticas e subjetivas. Considera-se que a formação no nível stricto sensu tem potencial de lócus de uma formação continuada de professores comprometida com um projeto de emancipação humana que compreenda que a educação escolar compõe um dos complexos sociais que podem atuar pela estruturação das condições objetivo-subjetivas em prol da emancipação humana a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudo e pesquisa sobre a Escola de Vigotsky (NEEVY) e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe/UnB).

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Professora da Rede de Ensino do Distrito Federal (SEEDF). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM) e do Projeto de pesquisa do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19. 

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

LIMA, F. B. G. de; OLIVEIRA, D. K. B. de; MOURA, E. M. B. de. A pós-graduação stricto sensu como formação continuada de professores da educação básica: uma alternativa para a emancipação humana. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.18764/2358-4319v15n3.2022.40. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20566. Acesso em: 28 mar. 2024.