Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.37

Palavras-chave:

pesquisaformação, narrativas (auto)biográficas, professores/as iniciantes

Resumo

O artigo em pauta foi produzido no âmbito de uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, entre os anos de 2020 e 2021, iniciada de forma presencial e depois desenvolvida remotamente em decorrência da pandemia de Covid-19. A pesquisa contou com a participação de 04 (quatro) professores/as iniciantes, atuantes em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Caxias-MA. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: imersão no cotidiano escolar, escritas narrativas, diário de pesquisa e conversas. Quanto aos objetivos, buscou: refletir acerca das contribuições formativas e emancipatórias das narrativas (auto)biográficas na constituição do ser professor/a iniciante, bem como compreender os processos transformadores de si pelas narrativas (auto)biográficas, produzidas na pandemia por docentes em início de carreira. A fundamentação teórica e epistemológica pautou-se pelos princípios da pesquisa narrativa, articulando-se às perspectivas de emancipação e formação de professores/as à luz de: Josso (2010), Freire (2013), Cunha (2010), Rancière (2018), Bragança; Morais (2021) e outros, trazendo a hermenêutica da narratividade e temporalidade de Ricoeur (2010), no processo de compreensão e interpretação das fontes narrativas. Os resultados revelaram as contribuições das narrativas (auto)biográficas para emancipação, no contexto da formação docente, pela tomada de consciência que o próprio sujeito efetua em sua trajetória profissional pessoal e coletiva na docência.

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Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, vinculado ao GEPEC (UNICAMP) e ao Vozes da Educação (FFP/UERJ).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza.
Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.