Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.37Palavras-chave:
pesquisaformação, narrativas (auto)biográficas, professores/as iniciantesResumo
O artigo em pauta foi produzido no âmbito de uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, entre os anos de 2020 e 2021, iniciada de forma presencial e depois desenvolvida remotamente em decorrência da pandemia de Covid-19. A pesquisa contou com a participação de 04 (quatro) professores/as iniciantes, atuantes em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Caxias-MA. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: imersão no cotidiano escolar, escritas narrativas, diário de pesquisa e conversas. Quanto aos objetivos, buscou: refletir acerca das contribuições formativas e emancipatórias das narrativas (auto)biográficas na constituição do ser professor/a iniciante, bem como compreender os processos transformadores de si pelas narrativas (auto)biográficas, produzidas na pandemia por docentes em início de carreira. A fundamentação teórica e epistemológica pautou-se pelos princípios da pesquisa narrativa, articulando-se às perspectivas de emancipação e formação de professores/as à luz de: Josso (2010), Freire (2013), Cunha (2010), Rancière (2018), Bragança; Morais (2021) e outros, trazendo a hermenêutica da narratividade e temporalidade de Ricoeur (2010), no processo de compreensão e interpretação das fontes narrativas. Os resultados revelaram as contribuições das narrativas (auto)biográficas para emancipação, no contexto da formação docente, pela tomada de consciência que o próprio sujeito efetua em sua trajetória profissional pessoal e coletiva na docência.
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