Corpos e diversidade na formação docente continuada

possibilidades em tempos sombrios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.35

Palavras-chave:

formação docente, prática curricular, gêneros, sexualidades

Resumo

Entende-se que a formação para a docência envolve práticas curriculares com aspectos voltados aos gêneros e às sexualidades, ainda que tais questões se configurem como tabus e sofram diferentes ataques pelo atual poder público. Daí este artigo visa discutir aspectos voltados para a formação docente e continuada, bem como nas práticas curriculares, destacando-se um caminho possível, em tempos sombrios, com as contribuições do curso Corpos e Diversidade na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão. Apresentam-se alguns dos pressupostos da formação docente no país, como forma de tentar compreender a complexidade existente no exercício da atividade em sala de aula em relação aos gêneros e às sexualidades, ressaltando-se que muitas/os professores e professoras carregam consigo inseguranças, dúvidas, desconhecimento, medos e tabus, frutos de sua trajetória de vida, incluindo a educação sexual e a vivência da sexualidade que tiveram. Contudo, os processos de formação do/a profissional da educação devem visar ao desenvolvimento de uma prática pedagógica atrelada ao respeito às diferenças e à diversidade de gênero e sexual, assinalando-se que essas questões precisam ser levadas em conta tanto nas práticas curriculares que fundamentam os projetos pedagógicos das escolas, quanto nos processos de construção das práticas dos/as professores/as no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Zeila Sousa de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda em Educação (UFMA). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Diomar das Graças Motta, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associada (aposentada) e colaboradora do PPGE/UFMA.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da; ALBUQUERQUE, Zeila Sousa de; MOTTA, Diomar das Graças.
Corpos e diversidade na formação docente continuada: possibilidades em tempos sombrios
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.