A docência dos professores alfabetizadores

a relação entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.25

Palavras-chave:

alfabetização, anos iniciais do ensino fundamental, educação infantil, professores, docências

Resumo

Neste artigo, articulamos os estudos sobre a alfabetização e a docência contemporânea, com foco na relação entre Educação Infantil e os Anos Inicias do Ensino Fundamental, tendo como lente analítica a perspectiva hipercrítica. Buscou-se problematizar e pensar de outros modos a ação docente, as concepções de culturas infantis e culturas escolares. Interessamo-nos em analisar como são desenvolvidas as ações dos professores que recebem os alunos da Educação Infantil e conhecer as suas expectativas pedagógicas, tanto para o contexto pandêmico, quanto para o retorno pós-pandemia. Nossa metodologia é composta pela ferramenta teórico-analítica denominada Pesquisa (De)Formação, onde foram produzidas 15 narrativas de professores alfabetizadores, no decorrer de um curso de extensão realizado em uma rede pública da região metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2020. Como resultados, é possível perceber nas docências contemporâneas uma tentativa de homogeneização das aprendizagens. No contexto pandêmico e pós-pandêmico, entendemos que a heterogeneidade irá aumentar consideravelmente, pois muitas crianças não tiveram acesso à escola, nem por meio do ensino virtual, e muitas famílias apontaram dificuldades em auxiliar seus filhos nas tarefas escolares. As pesquisas já apontam para os desafios do retorno presencial. Nesse sentido, deixamos o desafio de pensar de outros modos as múltiplas dimensões do aprender e a potência da heterogeneidade, em especial no retorno as aulas presenciais. Esse exercício de problematização não significa apenas ir contra algo, mas desnaturalizar as verdades constituídas sobre a infância, sobre ensino e aprendizagem, sobre a docência e sobre a transição da EI para o EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia

Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  Bolsista Capes. Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (GPEDEB/CNPq/IFRS).  

Samantha Dias de Lima

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Líder do Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (GPEDEB/CNPq/IFRS)  e Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti; LIMA, Samantha Dias de.
A docência dos professores alfabetizadores: a relação entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos