Trabalho docente

ditos e não ditos de professoras em uma escola pública em Salvador-Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.22

Palavras-chave:

trabalho docente, profissão e proletariado, formação continuada

Resumo

O artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Urpia Rosa

Mestre em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB. Especialista em Supervisão Escola e Empresa, Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Assessora Psicopedagógica da Rede Particular e Coordenadora da Rede Municipal de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação, Processos Tecnológicos - ELUFOTEC/UNEB.

Dídima Maria de Mello Andrade

Doutora em Educação e Contemporaneidade Docente da Graduação. Docente permanente  do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisas Educação, Ludicidade, Formação, Processos Tecnológicos - ELUFOTEC.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

ROSA, Claudia Urpia; ANDRADE, Dídima Maria de Mello.
Trabalho docente : ditos e não ditos de professoras em uma escola pública em Salvador-Bahia
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos