Reformas no ensino médio no Brasil

o chão da escola em areia movediça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.5

Palavras-chave:

reformas, flexibilização, classe trabalhadora , educação, currículo

Resumo

A etapa de escolarização denominada Ensino Médio já passou por diversas reformas e há uma em curso no atual contexto da educação brasileira. Este artigo tem como objetivo compreender as reformas ocorridas no ensino Médio no Brasil e o chão da escola em areia movediça. A metodologia foi do tipo bibliográfica e documental. Os resultados revelam que as contradições ocorridas nas reformas do Ensino Médio no Brasil integram o regime da acumulação flexível, cuja finalidade é a formação de trabalhadores com subjetividades flexíveis e que, por meio de uma base de educação geral complementada por itinerários formativos, por áreas do conhecimento, incluindo a formação técnica e profissional, recebem uma formação simplificada, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Essas reformas são efetivadas a partir dos interesses de órgãos internacionais. Por isso, a diminuição de investimentos em educação e em pesquisa, provocando a flexibilização e a precarização da classe trabalhadora. Negar a ciência, negar para a classe o direto a educação, significa um retrocesso e a transformação da escola em instrumento de alienação e em local onde se forma através do treino e não de uma formação que valoriza o pensar crítico. É necessário que as reformas ocorridas no ensino Médio sejam efetivadas a partir da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Raimundo Clecionaldo Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Mestre em Teologia. Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Ensino em Santarém – Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR (UFOPA). 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa) e do PPGE/UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR (Ufopa). Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

NEVES, Raimundo Clecionaldo Vasconcelos; COLARES, Anselmo Alencar.
Reformas no ensino médio no Brasil: o chão da escola em areia movediça
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 124–153, 6 Mai 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos