A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.20

Palavras-chave:

formação continuada, gestor escolar, prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da trajetória e práticas de formação continuada da equipe gestora, no contexto da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Ponta Grossa/PR, no período entre 2000 e 2020, a fim de evidenciar mudanças e permanências. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com 16 profissionais da Educação Infantil, atuantes em diferentes funções, períodos e regiões do município. A concepção de formação continuada apoia-se na sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 1996) e na formação em contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Os resultados indicam: variadas formas e tentativas das equipes gestoras realizarem a formação continuada com os professores, em diferentes períodos, desde o momento em que a Secretaria Municipal de Educação assumiu a Educação Infantil; mudanças referentes à forma de realizar a formação continuada, pautada na adequação da estrutura física, logística de organização e número crescente dos profissionais da RME, porém, sem alteração da concepção de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Stephany de Souza Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Pinhais (FAPI) . Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas - Didática e Formação Docente-GEPEDIDO. Servidora na Secretaria Municipal de Educaçao de Ponta Grossa.

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora de Didática do Departamento de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas - Didática e Formação Docente-GEPEDIDO.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Parecer 14/2020, de 10 de julho de 2020. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 57, 26 out. 2020.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo, v. 1, n. 1, p.34-42, 2014.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DOMINGUES, T. de G. A formação continuada dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública do Paraná. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus editora, 2015.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo Revista de Ciências da Educação, v. 8, p. 7 22, 2009.

MARTINS, P. L. O. A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996. p. 77-103.

MARTINS, P. L. O. Lições de Didática. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus. 2006. p. 1-13.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A formação em contexto: a mediação do desenvolvimento profissional praxiológico. In: CANCIAN, V.; GALLINA, S. F.; WESCHENFELDER, N. (Org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na Educação Infantil. UFSM, Centro de Educação, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016. p. 87-111. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309386436_A_formacao_em_contexto_A_mediacao_do_desenvolvimento_profissional_praxiologico/link/580d35c708aecba9350a2ac8/download. Acesso em: 21 out. 2021.

PLACCO, V. M. N. S. O coordenador pedagógico (CP) 1 e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Victor Civita, 2014.

PONTA GROSSA. Diretrizes Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2004.

PONTA GROSSA. Diretrizes Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2015.

PONTA GROSSA. Referenciais Curriculares: educação infantil. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Educação. Ponta Grossa, 2020.

PRESTES, R. I. A Educação da criança de 0 a 6 anos no município de Ponta Grossa: Fundação PROAMOR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2008.

ROMANOWSKI, J. P.; CARTAXO, S. R. M.; MARTINS, P. L. O.; Formação de Professores: fundamentos teóricos e metodológicos. Curitiba: Intersaberes, 2020.

SANTOS, O. J. dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Editora Papirus, 1992.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

PEREIRA, Stephany de Souza; CARTAXO, Simone Regina Manosso.
A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 493–525, 6 Mai 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860. Acesso em: 19 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos