O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.1

Palavras-chave:

acesso à educação superior , direito à educação, direitos humanos

Resumo

Desde 1984, com a criação da atual Lei de Execução Penal (nº 7.210), a assistência educacional de presos e internados tornou-se oficialmente uma estratégia voltada a contribuir para o retorno desses indivíduos à sociedade, graças ao seu caráter “reformador”. O sistema prisional brasileiro, porém, apresenta características que dificultam a efetivação desse direito – cenário ainda mais complexo no caso do acesso ao ensino superior. Objetivamos apresentar uma breve contextualização sobre a assistência educacional no sistema prisional brasileiro, discutindo os principais aspectos que influem no acesso da população encarcerada ao ensino superior, e analisar duas experiências que podem contribuir para indicar possíveis caminhos para garantir o direito à Educação Superior dessa população no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa sobre a temática, mobilizando também dados apresentados por órgãos oficiais e legislação pertinente. O estudo concluiu que, em que pesem os avanços legislativos e as particularidades de cada ente federado, as circunstâncias vividas por pessoas em privação de liberdade no Brasil ainda envolvem diversos empecilhos ao prosseguimento dos estudos dessa população. Condições de infraestrutura e contradições inerentes ao sistema prisional são elementos que contribuem com esse cenário, prejudicando a efetivação da assistência educacional prevista em lei e o acesso da população encarcerada ao ensino superior. Ainda assim, projetos-piloto, desenvolvidos nacional e internacionalmente, podem indicar caminhos possíveis para superar ao menos alguns desses entraves.

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Biografia do Autor

Mariana Martins Lemes, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Geografia na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Discente do curso de Especialização em Docência na Educação Superior no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Allan de Moura Assis, Instituto Federal de São Paulo

Professor particular de Língua Inglesa. Discente do curso de Especialização em Docência na Educação Superior no Instituto Federal São Paulo (IFSP). Graduado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

LEMES, Mariana Martins; ASSIS, Allan de Moura.
O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 15–44, 6 Mai 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 2 mai 2024.

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