A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.16

Palavras-chave:

trabalho, formação, prática social

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.

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Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Janes Teresinha Fraga Siqueira, Instituto de Estudos de Psicanálise do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicanalista. Participante do Grupo de Pesquisa Internacional de Formação de Professores do Mercosul/ Cone Sul (UFRGS). 

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina. Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Participante do Grupo de Pesquisa Internacional de Formação de Professores do Mercosul/ Cone Sul (UFRGS).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

BÚRIGO, Carla Cristina Dutra; SIQUEIRA, Janes Teresinha Fraga; GONÇALVES, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo.
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 392–413, 6 Mai 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

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