A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p497-522

Palavras-chave:

EJA, Ensino remoto, Recursos

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na Rede Estadual de Educação da Bahia, com o recorte para as escolas situadas no Território de Identidades Litoral Sul (NTE 05). Tem como foco principal apresentar um panorama dessa modalidade dentro do ano continuum 2020/2021 no que tange à sua oferta, formas de organização e fluxo escolar, além de investigar quais recursos tecnológicos e estratégias pedagógicas estão sendo executadas no Ensino Remoto. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa – descritiva, em que utiliza a análise bibliográfica e documental como coleta de dados, que foram interpretados “à luz” da técnica de análise de conteúdo de Minayo (2000) e de referências de teóricos como Freire (1996) e Arruda (2020). Os resultados têm mostrado que a EJA precisa intensificar esforços para a realização da busca ativa e proposições de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e/ou analógicas que possibilitem manter o vínculo com seus/suas alunos (as) e proporcionem a aprendizagem significativa para a construção de sua cidadania.

Palavras-chave: EJA; Ensino remoto; Recursos.

Youth and Adult Education (EJA) in the south coast of Bahia: reality and challenges in the year 2020/2021 continuum

ABSTRACT

This article presents reflections on Youth and Adult Education (EJA) offered in the State Education Network of Bahia, with a focus on schools located in the Territory of Identities Litoral Sul (NTE-05). Its main focus is to present an overview of this modality within the year 2020/2021 with regard to its offer, forms of organization and school flow, in addition to investigating which technological resources and pedagogical strategies are being implemented in Remote Education. The methodology is based on qualitative - descriptive research, using bibliographic and documentary analysis as data collection, which were interpreted “in the light” of Minayo's (2000) content analysis technique and theoretical references such as Freire (1996) and ARRUDA (2020). The results have shown that EJA needs to intensify efforts to carry out the active search and propositions of pedagogical strategies mediated by digital and / or analog technologies that make it possible to maintain the bond with its students and provide meaningful learning for the child. building their citizenship.

Keywords: EJA; Remote teaching; Resources.

Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la costa sur de Bahia: realidad y desafíos en el continuo año 2020/2021

RESUMEN

Este artículo presenta reflexiones sobre la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) que se ofrece en la Red de Educación del Estado de Bahía, con un enfoque en las escuelas ubicadas en el Territorio de Identidad Litoral Sul (NTE-05). Su principal enfoque es presentar un panorama de esta modalidad dentro del año continuo 2020/2021 en cuanto a su oferta, formas de organización y flujo escolar, además de indagar qué recursos tecnológicos y estrategias pedagógicas se están implementando en Educación Remota. La metodología se basa en una investigación cualitativo-descriptiva, que utiliza el análisis bibliográfico y documental como recolección de datos, los cuales fueron interpretados "a la luz" de la técnica de análisis de contenido de Minayo (2000) y referencias teóricas como Freire (1996) y ARRUDA (2020) ). Los resultados han demostrado que EJA necesita intensificar los esfuerzos para llevar a cabo la búsqueda activa y propuestas de estrategias pedagógicas mediadas por tecnologías digitales y / o analógicas que permitan mantener el vínculo con sus estudiantes y brindar aprendizajes significativos para la construcción de su ciudadanía.  

Palabras clave: EJA; Enseñanza remota; Recursos.

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Biografia do Autor

Janille da Costa Pinto, Secretaria da Educação do Estado da Bahia Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus-BA

Mestre em Ciências da Educação. Coordenadora Pedagógica SEC-BA . Professora da Rede Municipal de Educação de Ilhéus - Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul da Bahia (NTE 05). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC-UESB-UESC), com registro no CNPq.

Cátia Regina Conceição dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus-BA

Mestre em Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Ilhéus. Integra o Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC-UESB-UESC) com registro no CNPq.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA

Doutora em Educação. Pós-doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Integra o Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC-UESB-UESC), com registro no CNPq.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

PINTO, Janille da Costa; SANTOS, Cátia Regina Conceição dos; SANTOS, Arlete Ramos dos.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no litoral sul da Bahia: realidade e desafios no ano continuum 2020/2021
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.497–522, 28 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.