Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais

Autores

  • Lúcio Alves de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Caio César Sousa Marçal Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p152-174

Palavras-chave:

Mulheres. Encarceramento. Educação, Direitos Humanos.

Resumo

A política de segurança pública nos últimos anos no Brasil tem sido posta em questão devido ao caos do sistema penitenciário. A privação de liberdade como retribuição não cumpre e é incapaz de exercer sua função de ressocialização. O trabalho em apreço busca a compreensão nas relações sociais por meio das representações, valores, crenças e significados apresentados no cotidiano das mulheres em regime de privação de liberdade que frequentam a instituição escolar no Complexo Penitenciário Feminino São Pedro Nolasco, situado em Belo Horizonte (MG). Os resultados das entrevistas permitiram verificar que as detentas estudantes veem a escolarização como possibilidade de novas perspectivas na vida, apesar das tensões existentes com os superiores e a precária estrutura oferecida para a educação no presídio.

Palavras-chave: Mulheres. Encarceramento. Educação, Direitos Humanos.

 

Imprisoned education: a study on women prisoners and students in the capital of Minas Gerais

ABSTRACT

The public security policy in recent years in Brazil has been called into question due to the chaos of the penitentiary system. Deprivation of liberty as retribution does not fulfill and is incapable of exercising its resocialization function. The present work seeks to understand social relations through the representations, values, beliefs and meanings presented in the daily life of women in detention that attend the school institution in the São Pedro Nolasco Female Penitentiary Complex, located in Belo Horizonte (MG) ). The results of the interviews made it possible to verify that the student detainees see schooling as a possibility for new perspectives in life, despite tensions with superiors and the precarious structure offered for education in the prison.

Keywords: Women. Imprisonment. Education. Human Rights.

 

Educación encarcelada: un estudio sobre mujeres reclusas y estudiantes en la capital de Minas Gerais 

RESUMEN

La política de seguridad pública en los últimos años en Brasil ha sido cuestionada, debido al caos del sistema penitenciario. La privación de libertad como retribución no cumple y es incapaz de ejercer su función de resocialización. El trabajo en aprecio busca la comprensión en las relaciones sociales a través de las representaciones, valores, creencias y significados presentados en el cotidiano de las mujeres en régimen de privación de libertad que frecuentan la institución escolar en el Complejo Penitenciario Femenino São Pedro Nolasco, situado en Belo Horizonte (MG). Los resultados de las entrevistas permitieron verificar que encarceladas ven que la escolarización como posibilidad de nuevas perspectivas de vida, a pesar de las tensiones existentes con los superiores y la precaria estructura ofrecida para la educación en el presidio.

Palabras clave: Mujeres. Encarcelamiento. Educación. Derechos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcio Alves de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Agradecemos à FAPEMIG e ao PIBIC/UEMG pela concessão de bolsas aos estudantes pesquisadores.

Caio César Sousa Marçal, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Pedagogia Pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Teologia pelo Centro Universitário Izabela Hendrix.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

BARROS, Lúcio Alves de; MARÇAL, Caio César Sousa.
Educação encarcerada: um estudo sobre mulheres reclusas e estudantes na capital de Minas Gerais
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 1, p. p.152–174, 27 Abr 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8911. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos