A Dislexia do Desenvolvimento nas páginas dos jornais: uma análise das matérias sobre o distúrbio publicadas nos três maiores jornais do Brasil no período 2010 – 2017

Autores

  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá
  • Elerson Cestaro Remundini Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n1p105-129

Palavras-chave:

Dislexia do Desenvolvimento. Matérias Jornalísticas. Informação.

Resumo

O presente artigo consiste numa análise das dezesseis matérias sobre dislexia publicadas nos três jornais de maior circulação do Brasil desde 2010, com intuito de verificar como a imprensa tende a abordar o distúrbio e, consequentemente, a que tipo de informações referentes a ele os leitores têm acesso. Este trabalho também teve por objetivo investigar se o conteúdo das matérias tem o potencial de esclarecer questões relacionadas à dislexia, promovendo, assim, uma divulgação responsável do tema. Esta iniciativa se justifica pela premissa de que informar sobre a dislexia é crucial para que a comunidade escolar (professores, alunos e pais) se torne cada vez mais apta a lidar com o problema. O arcabouço teórico desta pesquisa conta com contribuições de Behan (2001), Boder (1983) e Johnson & Myklebust (1983), dentre outros. Com elas foi confrontado o conteúdo das matérias dos jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Estadão. Trata-se, portanto, de revisão bibliográfica aplicada para avaliar a acurácia e a relevância das matérias. Os resultados revelaram que, apesar de algumas divergências e pontos negativos, elas, em sua expressiva maioria, apresentam potencial de contribuição para o esclarecimento de questões concernentes à dislexia do desenvolvimento.

Palavras-chave: Dislexia do Desenvolvimento; Matérias Jornalísticas; Informação.

 

Developmental Dyslexia in the news: an analysis of newspaper articles about the disorder published in the three largest Brazilian newspapers between 2010 and 2017

ABSTRACT

This study is an analysis of sixteen newspaper articles about dyslexia published in the three main Brazilian newspapers between 2010 and 2017, in order to verify how the press tends to approach the disorder and, consequently, what type of information is at the readers’ disposal. This research also aimed at investigating if the content conveyed by the sixteen articles is potentially capable of providing readers with awareness of important aspects of dyslexia, thus spreading information about the disorder in a responsible way. This work is based on the premise according to which providing the population with information on dyslexia is pivotal for enabling the school community (teachers, students and parents) to face the problem. The theoretical framework includes contributions by Behan (2001), Benton (1980) and Johnson & Myklebust (1983), among others. The content of the newspaper articles by O Globo, Folha de São Paulo and O Estadão was then set against the theoretical framework. It is, therefore, a bibliographic review applied in an evaluation of the accuracy and relevance of the articles’ content. The results point that, despite some mismatching and negative aspects, most of the articles present potential contribution for raising readers’ awareness of issues related to the disorder.

Keywords: Developmental Dyslexia; Newspaper Articles; Information.

 

La dislexia del desarrollo en las noticias: un análisis de las materias sobre el trastorno publicadas en los tres mayores diarios de Brasil entre 2010 y 2017.

RESUMEN

El presente artículo consiste en un análisis de las dieciséis materias sobre dislexia publicadas en los tres diarios de mayor circulación de Brasil desde 2010, con la intención de verificar cómo la prensa tiende a abordar el disturbio y, en consecuencia, a qué tipo de informaciones referentes a él los lectores tienen acceso. Este trabajo también tuvo como objetivo investigar si el contenido de las materias tiene el potencial de aclarar cuestiones relacionadas con la dislexia, promoviendo, así, una divulgación responsable del tema. Esta iniciativa se justifica por la premisa de que informar sobre la dislexia es crucial para que la comunidad escolar (profesores, alumnos y padres) se vuelva cada vez más apta a lidiar con el problema. La fundamentación teórica de esta investigación aporta contribuciones teóricas de Behan (2001), Boder (1983) y Johnson & Myklebust (1983), entre otros. Con ellas se confronto el contenido de los artículos de O Globo, Folha de São Paulo y Estadão. Se trata, por lo tanto, de una revisión bibliográfica aplicada para evaluar la precisión y la relevancia de las materias. Los resultados revelaron que, a pesar de algunas divergencias y puntos negativos, en su expresiva mayoría, presentan potencial de contribución para la aclaración de cuestiones concernientes a la dislexia del desarrollo. 

Palabras-claves: Dislexia del Desarrollo; Materias periodísticas; Información.

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Biografia do Autor

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Elerson Cestaro Remundini, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

WIELEWICKI, Vera Helena Gomes; REMUNDINI, Elerson Cestaro.
A Dislexia do Desenvolvimento nas páginas dos jornais: uma análise das matérias sobre o distúrbio publicadas nos três maiores jornais do Brasil no período 2010 – 2017
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 1, p. p.105–129, 27 Abr 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8909. Acesso em: 25 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos