EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado

Autores/as

  • Juliana Roldão Bittencourt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul
  • Márcia Helena Guimarães Sauaia Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul
  • Maria Cecília Pereira Isaacsson Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p133-155

Palabras clave:

Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.

Resumen

RESUMO

O presente artigo objetiva analisar o cumprimento da proposta de Educação de Jovens e Adultos dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, no Campus Pelotas do Instituto Federal sul-rio-grandense, bem como a avaliação das práticas, adotadas na instituição, durante a formação do estudante. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, com nuances quantitativas, em relação à análise dos dados obtidos. Foram realizadas entrevistas com duas turmas de Proeja do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, nas quais foram analisadas questões como o sentimento e a expectativa desses alunos em relação ao curso e ao ambiente escolar, e se essas expectativas foram atendidas ao longo do período.

Palavras-chave: Proeja. Práticas pedagógicas. Educação profissional.

YOUTH AND ADULT EDUCATION ON IFSUL CAMPUS IN PELOTAS: between the proposed and the accomplished

ABSTRACT

This article aims to analyze the fulfillment of the proposed Youth and Adult Education within the National Professional Education Program Integration with Basic Education, on the Campus in Pelotas of Instituto Federal sul-rio-grandense, as well as and the evaluation of the practices adopted by the institution, throughout the formation of the student. The research follows a qualitative approach, with quantitative touch in relation to data analysis. There were made interviews with two groups of Proeja from technical course in Execution, Conservation and Restoration of Buildings, in which there were analyzed feelings and expectations of these students towards the course and the school environment, and if those expectations were met over the period of time.

Keywords: Proeja. Pedagogical practices. Professional education.

EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN EL CAMPUS PELOTAS DEL IFSUL: entre lo propuesto y lo realizado

RESUMEN

El presente artículo tiene por objetivo analizar el cumplimiento de propuestas de Educación de Jóvenes y Adultos dentro del Programa Nacional de Integración Profesional con la Educación Básica, en el Campus Pelotas del Instituto Federal sur-rio-grandense, bien como la evaluación de las prácticas, adoptadas en la institución, durante la formación de los estudiantes. La investigación es de modelo cualitativo exploratorio, con matices cuantitativas, en relación al análisis de los datos obtenidos. Fueron realizadas entrevistas con dos clases de Proeja del curso técnico en Ejecución, Conservación y Restauro de Edificaciones, en las cuales fueron analizadas cuestiones como el sentimiento y expectativa de estos alumnos en relación al curso y el ambiente escolar, y si estas expectativas fueron atendidas a lo largo del período.

Palabras claves: Proeja. Practicas pedagógicas. Educación Profesional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Juliana Roldão Bittencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul

Mestranda em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sul-rio-grandense (IFSul). E-mail: jullibitencourt@gmail.com.

Márcia Helena Guimarães Sauaia Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul

Professora adjunta do Departamento de Graduação e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IF-Sul, Campus Pelotas. Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisadora do GP em Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro (UNESP) e GP em Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia (IFSul). E-mail: mrostas@hotmail.com.

Maria Cecília Pereira Isaacsson, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense -IFSul

Mestranda em Educação e Tecnologia pelo IFSul. E-mail: isaacsson@hotmail.com.

Publicado

2017-05-10

Cómo citar

BITTENCOURT, Juliana Roldão; ROSTAS, Márcia Helena Guimarães Sauaia; ISAACSSON, Maria Cecília Pereira.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL: entre o proposto e o realizado
. Revista Educação e Emancipação, p. p.133–155, 10 may 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6759. Acesso em: 19 may 2024.

Número

Sección

Artigos