O método dialético na pesquisa em extensão popular: subsídios teórico-metodológicos à produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.21

Palavras-chave:

extensão popular, metodologia científica, método dialético

Resumo

Este ensaio objetiva subsidiar – com elementos conceituais e teórico-metodológicos da perspectiva materialista histórico-dialética – aqueles/as que atuam no desenvolvimento de atividades extensionistas e/ou realizam investigações sobre a extensão, à medida que, paulatinamente, se observa o crescimento do interesse na realização de investigações que possuem a extensão como temática de estudo, evocando, muitas dessas, a abordagem dialética como método. Embora, na atualidade, a referência ao uso da dialética na realização de pesquisas científicas venha se mantendo cada vez mais expressivo, denotam-se certas simplificações de seu entendimento e de sua aplicação, o que indica a necessidade continuada de qualificação dos/as pesquisadores/as sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática científica, na perspectiva de seu metódico, rigoroso, coeso e coerente desenvolvimento. Desse modo, inicialmente, esboçamos algumas considerações introdutórias sobre a gênese e o desenrolar da concepção materialista histórico-dialética no pensamento marxiano. Em seguida, focalizamos questões acerca do método, destacando princípios, conceitos e categorias considerados como centrais à sua compreensão e operação. Por último, dedicamo-nos a traçar algumas considerações sinópticas acerca da consecução do presente artigo. Com isso, espera-se contribuir para o adensamento crítico-reflexivo sobre a extensão como campo permeado por divergências, conflitos e disputas político-ideológicas, bem como trabalho social que contribui na formação de sujeitos, na construção de conhecimentos, no estabelecimento de relações e práticas sociais e institucionais, que, dentro dos seus limites e potencialidades, podem estar voltadas para a manutenção do status quo ou até mesmo direcionadas para influenciar na construção emancipatória de uma outra sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Educação (UFPB).  Membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB).

Referências

ARAÚJO, Renan Soares de. Extensão popular e produção de conhecimento: o caso do PPGE/UFPB. 2021. 332 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

ARAÚJO, Renan Soares de. Diferentes expressões da prática extensionista orientada pelo referencial da concepção freiriana de educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, Edição Especial, p. 65-86, out. 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-67196. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67196/34924. Acesso em: 12 jun. 2024.

ARAÚJO, Renan Soares de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Reflexões epistemológicas sobre a extensão universitária: contribuições ao diálogo de saberes. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, e36816, 2022. DOI: 10.26512/lc28202236816. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36816. Acesso em: 18 nov. 2023.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; BOTELHO, Bruno de Oliveira. Pesquisa em extensão popular: confrontação de saberes (uma leitura da educação popular). In: MELO NETO, José Francisco de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. (Orgs.). Extensão popular: educação e pesquisa. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2017. p. 196-218.

ENGELS, Friedrich. Comentários sobre a Contribuição à crítica da economia política, de Karl Marx. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 273-285.

FERNANDES, Florestan. Introdução. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 19-44.

FREDERICO, Celso. Nas trilhas da emancipação. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel: introdução. Tradução de Lúcia Ehlers. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 7-27.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 69-90.

GADOTTI, Moacir. Marx: transformar o mundo. São Paulo: FTD, 1989.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOSÍK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LEITE, Ivonaldo. Marx e o método: o enfoque histórico-dialético. O comuneiro, Porto, n. 36, mar. 2023. Disponível em: https://www.ocomuneiro.com/nr36_02_IvonaldoLeite.html. Acesso em: 18 nov. 2023.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel: introdução. Tradução de Lúcia Ehlers. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010a.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010b.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. Tradução de Nélio Schneider. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família ou a crítica da Crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes. Tradução de Marcelo Backes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Álvaro Pina. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MELO NETO, José Francisco de. Dialética: uma visão marxista. In: MELO NETO, José Francisco de. (Org.). Dialética. João Pessoa: UFPB, 2002. p. 83-121.

MELO NETO, José Francisco de. Extensão popular – a universidade em movimento. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. (Orgs.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. 2. ed. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2015a. p. 406-414.

MELO NETO, José Francisco de. Educação popular: enunciados teóricos. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2015b. 3 v.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SANCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

SILVA, Severino Felipe; MELO NETO, José Francisco de. Saber popular e saber científico. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 24, n. 2, p. 137-154, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25060. Acesso em: 18 nov. 2023.

TONET, Ivo. Introdução. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Álvaro Pina. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 9-15.

VASCONCELOS, Eymard Mourão Apresentando − Educação popular na universidade. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. (Orgs.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. 2. ed. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2015. p. 15-24.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

ARAÚJO, Renan Soares de.
O método dialético na pesquisa em extensão popular: subsídios teórico-metodológicos à produção do conhecimento
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 120–140, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22921. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos