Perfil dos educandos do ensino médio da EJA numa escola pública em Macapá-AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p576-598

Palavras-chave:

EJA, Relações étnico-raciais, Amapá

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o perfil dos educandos do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola Pública Estadual em Macapá, estado do Amapá, Brasil, verificando a composição étnica e a ocorrência de educandos classificados como negros, ou como pretos e pardos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de cunho exploratório que utilizou da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da aplicação de um questionário. Os dados foram coletados na secretaria da escola com verificação da ficha de matrícula dos 211 educandos matriculados em 2019 e complementados no questionário respondido por 90 educandos escolhidos aleatoriamente entre os matriculados. Os resultados da pesquisa revelam que as características encontradas nos educandos da escola pesquisada estão presentes e significativas no grupo social ampliado que utiliza essa modalidade como alternativa de ensino para concluir o ciclo da educação básica. O levantamento revelou também que as características dos educandos coincidem com as do grupo etnicamente denominado negro, o que leva à conclusão de que a EJA, na forma planejada e implementada, tem uma destinação certa que são os brasileiros e as brasileiras das camadas mais expropriadas da sociedade, o que coincide historicamente com os negros, os indígenas e alguns brancos desprovidos economicamente.

Palavras-chave: EJA; Relações étnico-raciais; Amapá.

Profile of EJA high school students in a public school in Macapá-AP

ABSTRACT

This article aims to discuss the profile of high school students in the Youth and Adult Education (EJA) modality in a State Public School in Macapá, Amapá state, Brazil, verifying the ethnic composition and the occurrence of students classified as black, or as black and brown according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). It is a qualitative and quantitative research of exploratory nature that used the bibliographic research, the documentary analysis and the application of a questionnaire. Data were collected at the school office with verification of the enrollment form of the 211 students enrolled in 2019 and complemented by a questionnaire answered by 90 students randomly selected from the enrolled students. The results of the research reveal that the characteristics found in the students of the researched school are present and significant in the extended social group that uses this modality as a teaching alternative to complete the cycle of basic education. The survey also revealed that the characteristics of the students coincide with those of the ethnically called black group, which leads to the conclusion that the EJA, in its planned and implemented form, has a certain destination that are the Brazilians and the Brazilian from the most expropriated strata of the population. historically coinciding with blacks, indigenous people and some economically deprived whites.

Keywords: EJA; Ethnic-racial relations; Amapá.

Perfil de estudiantes de secundaria de EJA en una escuela pública en Macapá-AP

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo discutir el perfil de los estudiantes de secundaria en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en una Escuela Pública Estatal en Macapá, estado de Amapá, Brasil, verificando la composición étnica y la ocurrencia de estudiantes clasificados como negros, o como negro y marrón según el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE). Se trata de una investigación exploratoria cualitativa y cuantitativa que utilizó la investigación bibliográfica, el análisis de documentos y la aplicación de un cuestionario. Los datos fueron recolectados en la secretaría de la escuela con verificación del formulario de matrícula de los 211 estudiantes matriculados en 2019 y complementados en el cuestionario respondido por 90 estudiantes elegidos aleatoriamente entre los matriculados. Los resultados de la investigación revelan que las características encontradas en los estudiantes de la escuela investigada son presentes y significativas en el grupo social extendido que utiliza esta modalidad como alternativa docente para completar el ciclo de educación básica. La encuesta también reveló que las características de los estudiantes coinciden con las del grupo negro de denominación étnica, lo que lleva a la conclusión de que EJA, en su forma planificada e implementada, tiene un destino determinado: brasileñas y mujeres brasileñas de los estratos más expropiados. de la sociedad, que históricamente coincide con negros, indígenas y algunos blancos económicamente desfavorecidos.  

Palabras clave: EJA; Relaciones étnico-raciales; Amapá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Eugênio Furtado Corrêa

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em Educação (UFF). Pós-doutorado em Educação (UERJ). Professora  do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP) e do Doutorado em Educação da Região Amazônica (EDUCANORTE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e Professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CORRÊA, Antônio Eugênio Furtado; FOSTER, Eugénia da Luz Silva; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão.
Perfil dos educandos do ensino médio da EJA numa escola pública em Macapá-AP
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.576–598, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18216. Acesso em: 14 mai 2024.