A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p269-286

Palavras-chave:

Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.

Resumo

 O presente artigo objetiva retomar as concepções freirianas de democracia nas obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) e Política e Educação (2015), a fim de destacar sua atualidade e de discutir a necessidade dessas concepções no estabelecimento dos princípios democráticos no interior da escola pública e na sociedade brasileira. Para levarmos a cabo este estudo, revisitamos a biografia e a bibliografia de Paulo Freire para selecionarmos as obras a serem estudadas e sistematizadas. Partimos, então, para a identificação das concepções sobre democracia, contidas nas obras, por meio de um estudo teórico. Esclarecemos, ainda, que este texto não apresenta uma fórmula de como agir e, tampouco, possui a pretensão de conceber a gestão democrática e humanitária, sozinha, como resposta de todos os problemas enfrentados pela escola pública hodierna. Assim, este trabalho é uma alternativa, baseada nas concepções freirianas, as quais universalizam e sociabilizam o saber sistematizado, essencial para o exercício da democracia consciente, crítica, progressista e humanitária.

Palavras-chave: Democracia. Democratização. Escola Pública. Paulo Freire.

The contemporaneity of freirean conceptions about democracy for the administration of the brazilian public school

ABSTRACT

 This article aims to retake Freire’s conceptions of democracy in works such as Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) and Política e Educação (2015), in order to highlight his relevance and to discuss these conceptions in the establishment of democratic principles within the public school and the Brazilian society. So that this study can be carried out, we revisit Paulo Freire’s biography and bibliography to select the works to be studied and systematized. Then, we proceed to an identification of the conceptions about democracy, contained in his works, through a theoretical study. We further clarify that this text does not present a form of action and does not intend to devise a democratic and humanitarian strategy as a response to all the problems that apply to today’s public school. Thus, this work is an alternative, based on the Freirean conceptions, which universalize and socialize the systematized, essential knowledge for the exercise of the conscious, critical, progressive and humanitarian democracy.

Keywords: Democracy. Democratization. Public School. Paulo Freire.

La contemporaneidad de las concepciones freirianas sobre la democracia para la escuela pública brasileña

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo traer a la discusión las concepciones freirianas de democracia en las obras Sobre Educação: Diálogos (1984); Pedagogia: diálogo e conflito (1995); A Educação na Cidade (2006) y Política e Educação (2015), para destacar su actualidad y discutir la necesidad de esas concepciones en el establecimiento de los principios democráticos en el interior de la escuela pública y en la sociedad brasileña. Para llevar a cabo este estudio, revisamos la biografía y la bibliografía de Paulo Freire para seleccionar las obras a ser estudiadas y sistematizadas. Partimos, entonces, para la identificación de las concepciones sobre democracia, contenidas en las obras, a través de un estudio teórico. Aclaramos todavía que este texto no presenta una fórmula de cómo actuar y, tampoco, tiene la pretensión de conocer la gestión democrática y humanitaria, como única respuesta de todos los problemas enfrentados por la escuela pública actual. Así, este trabajo es una alternativa, basada en las concepciones freirianas, las cuales universalizan y sociabilizan el saber sistematizado, esencial, para el ejercicio de la democracia consciente, crítica, progresista y humanitaria.

Palabras clave: Democracia. Democratización. Escuela Pública. Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Fernanda Motta de Paula Resende, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Educação pela UNESP - Campus de Marília. Professora Assistente do Departamento de Educação da UNESP - Campus de São José do Rio Preto. 

Angelo Rodrigo Bianchini, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão e do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/UFMA. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFMA/CAPES. Coordenador Estadual do Fórum dos Coordenadores Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica - ForPIBID. Membro dos grupos de pesquisas Estado e Gestão Educacional (PPGE-UFMA), Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural (UNESP/Marília) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFMA.

Flávia Motta de Paula Galvão

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

RESENDE, Fernanda Motta de Paula; BIANCHINI, Angelo Rodrigo; GALVÃO, Flávia Motta de Paula.
A contemporaneidade das concepções freirianas sobre democracia para a escola pública brasileira
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 3, p. p.269–286, 30 Set 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12423. Acesso em: 22 dez 2024.