Sobre a Revista

Periódico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA).

Missão: Destina-se à publicação de trabalhos científicos e culturais produzidos por pesquisadores, docentes e discentes ligados a programas de pós-graduação da UFMA e de outras instituições de ensino.

Um dos capítulos mais importantes dessa trajetória é a criação da revista Littera, na década de 1990. Fundada com o objetivo de socializar pesquisas sobre língua e literatura desenvolvidas por professores-pesquisadores da UFMA, a Littera teve sua primeira edição publicada em 1994. Desde então, a revista se empenha na disseminação da produção científica na área de Letras, sendo um veículo essencial para a comunicação acadêmica.

 

ISSN 2177-8868

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Edição Atual

v. 16 n. 31 (2025): Língua Brasileira de Sinais: interfaces com a linguística, o ensino e a literatura
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A Língua Brasileira de Sinais é uma língua natural com toda complexidade que traz em seu bojo, os sistemas linguísticos que servem à comunicação. É uma língua de modalidade visual-espacial, em que os sinais são articulados por meio das mãos e do corpo, em um espaço que pode ser neutro ou ancorado ao corpo, sendo a visão o canal de recepção para os surdos e ensurdecidos. Para os surdocegos, a comunicação ocorre por meio do tato, sendo então, um mecanismo de acessibilidade. Nesta edição da Revista Littera, o destaque é dado aos estudos da Libras e sua relação com a linguística, o ensino e a literatura. O objetivo é promover espaços de discussão e análise que abordem a Libras sob diferentes perspectivas, estabelecendo conexões entre teorias e práticas. Este volume oferece a oportunidade de compartilhar investigações, estudos e reflexões que possam contribuir para a formação docente, bem como para o suporte à acessibilidade e à inclusão nos cursos de Letras, de modo geral, principalmente o de Letras Libras e Letras Libras Português Ead.

 

Organizadores:

Maria Nilza Oliveira Quixaba

Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira

Ricardo Oliveira Barros

Publicado: 2025-11-27

Edição completa

Artigos

  • Ensino de português para surdos em salas de aula inclusivas: formação docente e possíveis reflexos metodológicos

    Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Mônica Fontenelle Carneiro, Walquiria Pereira da Silva Dias
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25286
  • Educação bilíngue para surdos: desafios e perspectivas no contexto pedagógico

    Silvia Helena Muniz da Cunha, Raquel Pereira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25371
  • O uso do determinante nominal no espaço metafórico da Libras como estratégia de tradução: uma análise linguística do poema Canção do exílio

    Lia Kellen França, Arenilson Ribeiro, Rachel Sutton-Spence
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25423
  • Processos de composição dos sinais em Libras dos bairros de São Luís

    Elis Maria Barbosa Silva dos Santos, Ricardo Oliveira Barros, Maria Nilza Silva Quixaba
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25426
  • Processos de flexão na formação de sinais: um estudo das gírias utilizadas pela comunidade surda de São Luís – MA

    Esteliude Santos Cardoso, Ricardo Oliveira Barros, Maria Nilza Oliveira Quixaba
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25427
  • Elementos linguísticos e culturais utilizados por autores surdos na criação de histórias delimitadas em Libras

    Nelcyleide de Jesus Pedrozo, Arenilson Ribeiro, Marilyn Mafra Klamt
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25431
  • Docência e surdez: narrativas de professoras surdas

    Jacirema de Jesus Bezerra Batista, Claudiane Santos Araújo
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25437

Entrevista

  • O limiar de uma década de Letras-LIBRAS no Maranhão: entrevista com Maria Nilza Oliveira Quixaba

    Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Silvia Helena Muniz da Cunha
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25764
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Os trabalhos devem ser inéditos. Além de artigos científicos, admite a publicação de resenhas de obras recentes (de no máximo dois anos) e entrevistas.

Qualis CAPES (Quadriênio 2017-2020) B2 Linguística e Literatura, Interdisciplinar.