O imaginário poético de Catulo da Paixão Cearense em Luar do Sertão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n32e27587

Palavras-chave:

arquétipos, Catulo da Paixão Cearense, imaginário, memória, residualidade

Resumo

O cantor e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense é um ícone da música popular brasileira e teve papel preponderante na disseminação da cultura nordestina, sua principal canção Luar do Sertão contribuiu para a propagação do quão belo é o sertão nordestino e colaborou com a cisão da imagem do sertão que estava alojada na memória do povo brasileiro: um lugar seco e triste. Pela canção Luar do Sertão (1996), Catulo da Paixão Cearense nos conecta com o campo da memória (Nora, 1993; Halbwachs, 2012) do imaginário (Durand, 2002), das representações imagéticas e de resíduos culturais das tradições nordestinas. Trata-se uma pesquisa teórica, de teor antropológico, na qual se pretende, por meio da musicalidade do compositor, abordar as estruturas imaginárias na canção, tendo como suporte teórico-metodológico a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand (2002), A Poética do Devaneio (1988) e A Poética do Espaço (1958) de Gaston Bachelard, o Lugar da Memória, de Pierre Nora (1993), O Sagrado e Profano, de Mircea Eliade (1991), a Teoria da Residualidade, de Roberto Pontes (1999) e Maurice Halbwachs, com o seu livro Memória Coletiva (2012). Deste modo, o que se constata de forma mais imediata é que Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense apresenta resíduos de características de períodos literários, como o Romantismo e o Parnasianismo, com destaque para aspectos como o nacionalismo, o saudosismo, a exaltação à natureza e a idealização telúrica romântica; além da linguagem rebuscada e da preocupação com a estética da canção, próprias do Parnasianismo. Além disso, é possível observar, a estrutura da imagem do regime diurno e noturno de Gilbert Durand. Por fim, nota-se que a formulação da canção Luar do Sertão estabelece uma relação com a estrutura antropológica da imagem na identificação de arquétipos e de resíduos que conversam com épocas literárias anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de São Bernardo

Pós-Doutor em Turismo, pelo PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012) e Licenciado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras-UEMA), da Universidade Estadual do Maranhão. Professor colaborador do Curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE BRASILEIRO. Membro da Société Internationale de Sociologie des Religions (SISR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Byanca Borges de Araujo Cardoso, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Teoria Literária pela PPG - UEMA (Programa de Pós-Graduação) – 2024, onde desenvolve a linha de pesquisa voltada para memória e literatura, sob orientação do prof. Dr. Josenildo Brussio. Participante do Grupo de Pesquisa GEPEMADEC e do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário), Liderados pelo prof. Dr. Josenildo Brussio. Pós-graduada em Metodologia da Língua Espanhola, Supervisão e Coordenação Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, ambos pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI  e pós-graduada em Informática da Educação pelo Instituto Federal do Maranhão – IFMA. Graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Tem experiência na área de Docência Escolar e Letras, com ênfase em Letras licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Residualidade, Progressividade, Aspecto, Características, Memória, Imaginário, Tempo e Educação.

Beatriz Rodrigues Cunha de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde desenvolve a linha de pesquisa centrada em Literatura, Cultura e Memória, com apoio da CAPES. Possui pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa pela Faculdade Educamais - UNIMAIS. É bacharela em Letras - Língua Portuguesa pela UNINTER e em Direito pela UEMA. Tem experiência profissional com pesquisa, tradução e revisão textual.

Referências

AUGRAS, Monique. A dimensão simbólica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1967

CEARENSE, Catullo da Paixão. Sertão em flor. Rio de Janeiro: Livraria Castilho, 1919.

CEARENSE, Catullo da Paixão. Meu sertão. Rio de Janeiro: Livraria Castilho, 1918.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1994.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Tradução de Helder

Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. 254 p

HALBWCHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2012

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Maria Luiza Appy e

Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000.

MEGALE, Nilza Botelho. Folclore brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1999.

NÓBREGA, Geralda Medeiro. O Nordeste como inventiva simbólica: ensaios sobre o

imaginário cultural literário. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. n° 10. 1993.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Introdução à melopoética: a música na Literatura Brasileira. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e Música. São Paulo: Editora Senac e Editora Instituto Itaú Cultural, 2003.

PONTES, Roberto. Entrevista sobre a teoria da Residualidade, com Roberto Pontes, concedida à Rubenita Moreira, em 05/06/06. Fortaleza:

(mimeografado) 2006.

__________. Lindes Disciplinares da Teoria da Residualidade. Fortaleza:

(mimeografado) [s/d].

__________. Poesia Insubmissa Afrobrasilusa. Rio de Janeiro – Fortaleza: oficina do autor / UFC, 1999.

___________. Residualidade e Mentalidade na Lírica Camoniana. Fortaleza: IAPEL, 2000.

POUND, Ezra. A arte da poesia: ensaios escolhidos, trads. Heloysa de Lima Dantas & José Paulo Paes; 3 ed. São Paulo. Cultrix, 1991.

PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2005. (Coleção filosofia).

SANTOS, Dulce O. Amarante dos. TURCHI, Maria Zaira. Encruzilhadas do imaginário: ensaios de literatura e história. Goiânia: Cânone Editorial, 2003.

SARAIVA, Antônio José & LOPES, Oscar. História da Literatura Portuguesa. 5. ed. Porto, Editora Porto, s.d.

SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. “Imaginário”. In: . Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 213-218.

STRÔNGOLI, Maria Thereza. O discurso literário, o mítico e o multiculturalismo. In:

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura / Tradução de Waltemir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Editores, 1979.

ZUMTHOR, P. Escritura e Nomadismo: entrevistas e ensaios; trad. Jerusa Pires Ferreira, Sonia Queiroz. Cotia, SP; Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

BRUSSIO, Josenildo Campos; CARDOSO, Byanca Borges de Araujo; OLIVEIRA, Beatriz Rodrigues Cunha de.
O imaginário poético de Catulo da Paixão Cearense em Luar do Sertão
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 32, 30 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/27587. Acesso em: 8 jan 2026.