ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Parole chiave:
Artigo Científico, Escrita, Métodos.=Keywords, Scientific article. Writing. Methods.Abstract
Este artigo tem como foco principal oferecer guidelines para estudantes e outros interessados que desejam escrever um artigo científico. Sabemos da importância de fomentar a disseminação de conhecimentos científicos e uma das melhores ferramentas para isto é através de artigos científicos. Nossa análise para este artigo será qualitativa e nossa abordagem bibliográfica. Oferecemos aqui informações sobre alguns pontos relevantes acerca dos artigos científicos e de suas partes constituintes, apesar de compreender que a escrita de um texto deve partir de uma questão instigante e revelar resultados criativos. Verificamos que muitas pessoas desejam escrever um artigo, mas que acabam desistindo por acharam tal tarefa muito complicada.
GUIDELINES FOR WRITING SCIENTIFIC PAPERS
ABSTRACT
This paper's focus is to provide guidelines for students and other interested parties who wish to write a scientific article. We know about the importance of promoting the dissemination of scientific knowledge and one of the best tools for this is through scientific papers. Our analysis for this text will be qualitative and our approach will be a bibliographic one. Hereby we offer information on some relevant points about scientific papers and their constituent parts, despite understanding that the writing of a text must start from an instigating question and reveal creative results. We found that many people want to write an article but end up giving up because they found such a task too complicated.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
KLEINA, Claudio. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Curitiba, PR: IESDE BRASIL S/A, 2016.
MORIN, Edgar. Edgar Morin, O arquiteto do pensamento. Entrevista a Miguel Pereira. Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política. v. 2, n. 3, p. 5-14, jul./dez. 2001. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=44&sid=14. Acesso em: 2 out. 2020.
MORO, Mirella M. A Arte de Escrever Artigos Científicos. 2008, p. 1-8. Disponível em: https://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita. Acesso em: 1 out. 2020.
RODRIGUES, Walace. Educação situacional: educar a partir de situações reais. Revista Acadêmica Magistro. Revista do Programa de Pós-Graduação em Humanidades da Unigranrio. v. 2, n. 18, p. 25-37, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/4340. Acesso em: 2 out. 2020.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da; PINTO, Francisco Neto Pereira. Interdisciplinaridade: as práticas possíveis. Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos - Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Ano 5, p. 1-18, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/29927194/INTERDISCIPLINARIDADE_AS_PR%C3%81TICAS_POSS%C3%8DVEIS. Acesso em: 2 out. 2020.
SILVA, Wagner Rodrigues. Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. v. 41, n. 143, p. 582-605, mai./ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000200013. Acesso em: 2 out. 2020.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.