UMA ANÁLISE NECESSÁRIA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UFMA
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Políticas afirmativas, Desigualdade étnico-racial, Cotas, Instucionalização, EducaçãoResumo
O artigo analisa o contexto e a implantação da política de ação afirmativa nas universidades públicas do Brasil hoje, como uma realidade social tangível. De forma geral, traça um breve histórico do surgimento dessa política em alguns países com forte assimetria racial, discute sua importância para a superação das desigualdades na educação superior e a necessidade do fortalecimento e sua institucionalização na UFMA.
Palavras-chave: Políticas afirmativas. Desigualdade étnico-racial.
Cotas. Instucionalização. Educação.
Abstract
This article examines the context and the implementation of the
policy of affirmative action in public universities in Brazil today as atangible social reality. Generally, traces a brief history of the emergence of this policy in some countries with strong racial asymmetry, discusses its importance for overcoming inequalities in higher education and the need for strengthening and institutionalizing those actions at UFMA.
Keywords: Affirmative policy. Ethnic-racial inequality. Quotas. Institutionalization. Education.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.













