Astronomia em sala de aula: do estudo teórico para uma proposta usando o teatro de fantoches

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n1.2022.4

Palavras-chave:

Ensino, Astronomia, Teatro.

Resumo

Existem diversas discussões a respeito da inserção de conteúdos de Astronomia na educação básica, mas sabemos que as lacunas deixadas e existentes quanto à formação de professores, bem como a ausência de materiais didáticos e recursos pedagógicos, contribuem para que isso não se efetive. Nesse sentido, com o intuito de contribuir para a superação dessa lacuna no campo prático e ampliar as alternativas metodológicas e os instrumentos para o ensino de Física, trazemos neste artigo o resultado de uma pesquisa realizada a partir de uma proposta para se trabalhar Astronomia por meio do teatro de fantoches. O roteiro dramatúrgico surge de uma releitura da peça sobre a vida de Galileu Galilei escrita por Bertolt Brecht e a pergunta a ser respondida nesta pesquisa foi: “Como um roteiro teatral que trata de assuntos da Astronomia pode ser trabalhado na escola?” A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação e foi desenvolvida em etapas diversas, desde a preparação do material até a sua aplicação na escola. Conseguimos de forma efetiva montar o roteiro teatral com o tema de Astronomia e assim apresentar um novo recurso para o professor abordar assuntos de Astronomia na educação básica, além de avaliar a participação dos estudantes que estavam envolvidos no processo, conforme eles veem, compreendem, entendem e identificam os assuntos abordados na peça. De um modo geral, os resultados apontam que, mesmo com a exibição do teatro, os estudantes espectadores não conseguem fazer uma relação dos conteúdos ao ensino da Astronomia. Há uma ausência de conhecimentos sobre o tema e, quando apresentados, esses conhecimentos são bem pontuais e superficiais. Por outro lado, os alunos mostraram-se bem receptivos à proposta e apontam a abordagem com uso do teatro como positiva.

Astronomy in the classroom: from theoretical study to a proposal using puppet theater

There are several discussions regarding the insertion of Astronomy content as part of High School Education. However, there is a gap regarding teachers’ training about the subject and pedagogical resource, which results in its ineffectiveness teaching. In this sense, in order to contribute to overcoming this gap in the practical field, as well as expand the possibilities of methodological approach in the teaching of Astronomy, this work brings the result of a research carried out using puppet theater as approach. The dramaturgical script was a rereading of the play about the life of Galileo Galilei written by Bertolt Brecht and the question to be answered in this paper was: “How can a theatrical script dealing with astronomy issues be worked on at High School?” The action research was developed in different steps, including the preparation of the material and its application at school. We developed a new script focusing on Astronomy and created a new approach to teaching this subject. To evaluate the proposal, we questioned students – spectator and actors – about how they identified and understood the astronomic issues in the puppet theater. In general, the results show that, even with the exhibition of the puppet theater, the spectator students cannot relate the contents to the teaching of Astronomy. There is an absence of knowledge on the subject and, when such knowledge is presented, it is in a very punctual and superficial way. On the other hand, the students were very receptive to the proposal and point to the approach using puppet theater as positive.

Keywords: Teaching; Astronomy; Theater.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Frederico da Silveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Magna Cely Cardoso de Lima Almeida, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e tecnologia

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática- Proessora de Física da Educação Básica

Referências

ANTUNES, A. A. Vida de Galileu: religião e política em Bertolt Brecht. Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá, v. V, n. 15, jan. 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRECHT, B. (1898-1956). Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. v. 9-14. (Coleção Teatro.)

BRETONES, P. S. A astronomia na formação continuada de professores e o papel da racionalidade prática para o tema da observação do céu. 2006. 252 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2006.

DORT, B. Lecture de Galilée: étude comparée de trois états d’un texte dramatique de Bertolt Brecht. Les voies de la création théâtrale. Paris: CNRS, 1972. tome. 3.

FERNANDES, A. M. B. A história da ciência por meio do teatro: a teoria do calórico contada em cena. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

FERREIRA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. Desafios e possibilidades no ensino de astronomia. Cadernos PDE, Curitiba, v, I, p. 2356-2358, 2008.

GIMENEZ, H. Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de física. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) – Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

LANGHI, R.; NARDI, R. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. TED – Tecné, Episteme y Didaxis, Santa Fé de Bogotá, 2004. https://doi. org/10.17227/ted.num16-5543

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 87-111, 2007. https://doi. org/10.5007/%25x

LEITE, C. Formação do professor de ciências em astronomia: uma proposta com enfoque na espacialidade. 2006. 274 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

LIMA, E. J. M. A visão do professor de ciências sobre as estações do ano. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.

LOVATO, F. L. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

MARKO, L. Teatro em sala de aula: um novo olhar que toca e transforma. Portal Abrace, 2011.

MATOS, C. (org.). Ciência e arte: imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira Margem, 2003.

ORTEGA, R. F. P. A representação do intelectual em Bertolt Brecht: uma análise de “A vida de Galileu” com o tempo histórico. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

PEIXOTO, D. E.; RAMOS, E. M. F. Formação do professor de física para o ensino de astronomia: algumas possibilidades e reflexões. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 63., 2011, Goiânia, Resumos [...]. Goiânia, SBPC, 2011.

SANTOS, J. L. N.; SILVA, S. Á. Bertolt Brecht: a vida de Galileu e a veracidade do teatro épico. Revista Cadernos Cênicos, Maceió, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2019.

SILVEIRA, A. F. O teatro como instrumento de humanização e divulgação da ciência: um estudo do texto ao ato da obra Copenhague de Michael Frayn. 2011. 235 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia, Feira de Santana, 2011.

SILVEIRA, A. F.; ATAÍDE, A. R. P.; FREIRE, M. L. F. Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos. Educar em Revista, Curitiba, n. 34, p. 251-262, 2009. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000200016

SILVEIRA, A. F.; SANTOS, K. Abordagens lúdicas no ensino de física enfocando a educação ambiental: relato de uma experiência no Ensino Fundamental. A Física na Escola, São Paulo, v. 8, n. 2, 2007.

ZANETIC, J. Física e arte: construindo uma ponte entre duas culturas. Pro-posições, Campinas, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500004

Downloads

Publicado

2022-04-09

Como Citar

SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ALMEIDA, Magna Cely Cardoso de Lima.
Astronomia em sala de aula: do estudo teórico para uma proposta usando o teatro de fantoches
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 8, n. 1, p. e0422, 1–16, 9 Abr 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18010. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos