Aproximando resultados de pesquisa em ensino a um professor universitário atuante numa disciplina de laboratório didático de Física

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores universitários de Física, Análise de Discurso, Concepções Alternativas.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os resultados de pesquisa podem subsidiar a prática docente de um professor universitário, atuante em uma disciplina de Laboratório Didático de Física, em um curso de Física. Para tanto, foram aplicados aos estudantes matriculados na disciplina questionários referentes aos conteúdos abordados pelo professor em cada experimento, com o intuito de levantar as concepções prévias deles. Esses dados foram apresentados ao docente, por meio do pesquisador, antes da realização das aulas. Além disso, também foram realizadas duas entrevistas com o docente: uma antes de iniciar os encontros da disciplina de laboratório e outra ao final da disciplina, para aferir a interferência do conhecimento sobre a teoria em suas aulas. Os dados da pesquisa foram analisados com base na noção da Análise de Discurso pecheutiana. A análise dos dados aponta que a estratégia contribuiu para o redimensionamento das atividades do docente. Nesse sentido, o estudo mostra a importância da inserção de resultados de pesquisas em ensino de ciências em disciplinas de conhecimentos específicos na formação inicial de professores de Física, cuja formação pouco tem contemplado discussões na área de ensino.

Approximating research in teaching outcomes to a professor working in a discipline of Physics Didactic Laboratory

Abstract

This research aims to analyze how research results can subsidize the teaching practice of a university professor, working in a discipline of Physics Didactic Laboratory. To that, questionnaires referring to the contents addressed by the professor in each experiment were applied to undergraduate students enrolled in the discipline, in order to raise their previous conceptions. These data obtained from the questionnaires were presented to the teacher, through the researcher, before the beginning of classes. In addition, two interviews with the professor were also carried out, one before the beginning of the laboratory discipline meetings and the other at the end of the discipline, to assess the interference of the research results in science teaching in class. The research data were analyzed based on the notions of the Pecheutian Discourse Analysis. The analysis shows that the strategy contributed to the resizing of the teacher's activities. In this sense, the study shows the importance of inserting science teaching research results in the disciplines of specific knowledge that are part of the initial training of physics professors, whose training has little discussion in the teaching area.

Keywords: Physics university professor training. Discourse Analysis. Alternative Conceptions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Vicente Alves Teixeira Júnior, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (FC/UNESP). Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estatual Paulista (FC/UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil.

Fabiano Willian Parma, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (FC/UNESP). Discente de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estatual Paulista (FC/UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil.

Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professor Associado, Livre Docente do Departamento Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (FC/UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil.

Referências

ALVES FILHO, J. P. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 17, n. 2, p. 174-188, 2000.

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de professores: aspectos concernentes à relação teoria-prática. In: BASTOS, F.; NARDI, R. (Orgs.). Formação de professores para o Ensino de Ciências Naturais e Matemática: aproximando teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Escrituras, 2018.

BELÍSSIMO, J. R. et al. Alguns dados sobre o perfil de licenciandos em Física ingressantes em uma universidade pública paulista. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 22, 2017, São Carlos. Anais [...]. São Carlos, SBF, 2017.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

CAMARGO, S. Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em Física: o legal, o real e o possível. 2007. 287 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2007.

CORTELA, B. S. C. Formação inicial de professores de Física: fatores limitantes e possibilidades de avanços. 2011. 289 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

FOSSEY, M. F. Memória e Interdiscurso na Divulgação Científica. In: ENCONTRO DO CELSUL CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL, 6, 2004, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: USFC, 2004.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GIL-PÉREZ, D.; VALDÉS CASTRO, P. La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 2, p. 155-163, 1996.

HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.

JESUS, A. C. S. Sentidos Produzidos por Licenciandos em Física no Contexto do Estágio sobre Temas da Pesquisa em Ensino. 2017. 236 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.

KUSSUDA, S. R. Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Física: discursos de ex-alunos e professores. 2017. 307 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.

LABURÚ, C. E. Problemas Abertos e seus Problemas no Laboratório de Física: uma alternativa dialética que passa pelo discursivo multivocal e univocal. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 1-26, 2003.

MACÊDO, R. S. O Laboratório Didático Investigativo no Ensino de Física e a Formação de Professores no IF-UFBA. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

MALHEIRO, J. M. S. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 108-127, 2016.

MONTEIRO, F. O. M. Relação teoria e prática na formação docente: subsídios de inovação. Criar Educação, Criciúma, v. 5, n. 2, 2016.

MORAES, A. M.; MORAES, I. J. A Avaliação Conceitual de Força e Movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 2, p. 232-246, 2000.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

PARMA, F. W. Sentidos atribuídos por licenciandos de Física sobre o papel da experimentação em atividades de estágios de regência. 2020. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

RAMOS, T. A.; ROSA, M. I. P. Entre disciplinas pedagógicas e disciplinas específicas: a formação de professores e a questão do estágio supervisionado em um curso de licenciatura integrada. Olh@res, Guarulhos, v. 1, n. 1, p. 207-238, 2013.

ROSA, C. W. Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de Física na Universidade de Passo Fundo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 2, p. 13-27, 2003.

SILVEIRA, F. L.; MOREIRA, M. A.; AXT, R. Validação de um teste para detectar se o aluno possui a concepção newtoniana sobre força e movimento. Ciência e Cultura, v. 38, n. 12, p. 2047-2055, 1986.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

TEIXEIRA JÚNIOR, José Vicente Alves; PARMA, Fabiano Willian; NARDI, Roberto.
Aproximando resultados de pesquisa em ensino a um professor universitário atuante numa disciplina de laboratório didático de Física
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, n. 2, p. 41–53, 24 Mai 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/16649. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos