Possibilidades de uso didático do artefato mesopotâmico BM 13901 no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.9Parole chiave:
Artefato mesopotâmico, BM 13901, Equações de segundo grau, História para o ensino de MatemáticaAbstract
O presente artigo tem como principal objetivo identificar possibilidades didáticas sobre o artefato mesopotâmico BM 13901 para o ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida através de um minicurso para quatro professores do 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizou- se a análise da conversação para elucidar possibilidades didáticas sobre o uso do artefato. Esse tablete mesopotâmico, elaborado no século XVIII a. C., apresenta problemas algébricos relacionados a resoluções de equações de segundo grau. Este estudo, que apresenta um dos problemas dispostos no texto do artefato, foi explorado junto aos professores participantes do minicurso. O aporte teórico se situa em torno da História para o ensino de Matemática e em produções baseadas no BM 13901 e sua vinculação ao ensino de Matemática. Foram apontadas possibilidades didáticas distribuídas em cinco categorias: quanto aos conteúdos que emergem; aos aspectos interdisciplinares, ao desenvolvimento de projetos escolares, ao desenvolvimento de pesquisas com alunos e ao uso de tecnologias. Consideramos, assim, que o BM 13901 constitui um importante artefato para fomentar discussões e estudos em sala de aula que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
Possibilities of didactic use of the Mesopotamian artifact BM 13901 in teaching Mathematics
Abstract
The main objective of this article is to identify didactic possibilities on the Mesopotamian artifact BM 13901 for teaching Mathematics. It is a qualitative and bibliographical research developed through a short course for four teachers of the 9th grade of Elementary School. Conversation analysis was used to elucidate didactic possibilities about the use of the artifact. This Mesopotamian tablet, made in the 18th century BC., presents algebraic problems related to resolutions of quadratic equations. This study, which presents one of the problems set out in the text of the artifact, was explored with the teachers participating in the short course. The theoretical contribution is based around History for the teaching of Mathematics and productions based on BM 13901 and its link to the teaching of Mathematics. Didactic possibilities distributed in five categories were pointed out regarding: the contents that emerge; to interdisciplinary aspects; the development of school projects; the development of research with students; and the use of technologies. We therefore consider that the BM 13901 constitutes an important artifact for encouraging discussions and studies in the classroom that contribute to the process of teaching and learning Mathematics.
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