Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.9

Palabras clave:

Joaquim de Oliveira Santos, Ensino de Matemática, Escola Primária, História da Educação do Maranhão

Resumen

Este estudo tem como objetivo compreender as contribuições do professor Joaquim de Oliveira Santos na modernização da Aritmética da Escola Primária ludovicense. O texto busca responder ao questionamento central: quais as contribuições de Joaquim de Oliveira Santos na modernização da aritmética da escola primária ludovicense? Para tanto, vale-se do aporte teórico-metodológico ancorado na História Cultural, com base nos trabalhos de Chartier (2017), e na História da educação matemática, com base em Valente (2017) e Pinto (2017). Quanto ao corpus investigativo, as fontes incluem documentos oficiais e, principalmente, livros didáticos escritos pelo professor. A produção do professor Joaquim de Oliveira Santos, identificada nos documentos aos quais tivemos acesso, evidencia incessante busca pela modernização da Aritmética da escola primária ludovicense, bem como pela melhor qualidade da formação de professores primários maranhenses em tempos da vaga intuitiva. As análises permitem inferir que o professor Joaquim de Oliveira Santos desenvolveu trabalhos com vistas à modernização da Aritmética do ensino primário em São Luís, em harmonia com aquilo que era evidenciado no cenário educacional em níveis nacional e internacional.

Joaquim de Oliveira Santos and the modernization of arithmetic in the Ludovician primary school

This study aims to understand the contributions of Professor Joaquim de Oliveira Santos in the modernization of Arithmetic at Escola Primária Ludovicense. The text seeks to answer the central question: what are the contributions of Joaquim de Oliveira Santos in the modernization of Arithmetic at Elementary School Ludovicense? For that, it makes use of the theoretical-methodological contribution anchored in Cultural History, based on the works of Chartier (2017), the History of Mathematics Education, Valente (2017), Pinto (2017). As for the investigative corpus, the sources include official documents, and mainly textbooks written by the professor. The production of teacher Joaquim de Oliveira Santos, identified in the documents to which we had access, shows the teacher's incessant search for the modernization of Arithmetic in the ludovician Elementary School, as well as for the better quality of education for primary teachers in Maranhão, in times of the intuitive wave. The analyzes allow us to infer that Professor Joaquim de Oliveira Santos developed works with a view to modernizing Arithmetic in primary education in São Luís, in harmony with what was evident in the educational scenario at national and international levels.

Keywords: Joaquim de Oliveira Santos; Teaching math; Primary School; History of Education in Maranhão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática-REAMEC-UFMT. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Departamento de Educação I UFMA.

Neuza Bertoni Pinto, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela Universiade de São Paulo (USP). Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM– REAMEC – UFMT.

Citas

CASTRO, C. A. Arquivos e fontes na história da educação. In: GONDRA. J. G; MACHADO. M. C. G; SIMÕES. R. H. S. (Orgs.) História da Educação, Matrizes interpretativas e internacionalização. Vitória: EDUFES, 2017.

CHARTIER, R. “Cultura popular”: revisando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 179-192, 1995.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

DE CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1982.

PINTO, N. B. Matrizes teóricas dos saberes elementares matemáticos da escola primária em tempos de primeira república. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 51, p. 185-205, jan./mar. 2017.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

Fontes consultadas

A ESCOLA: Orgam de propaganda dos modernos métodos de ensino, São Luís, ano 1, n. 1, 9 de outubro de 1909. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/acervo_digital/arq_ad/20150625110228.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.

DIÁRIO DO MARANHÃO: jornal do commercio, lavoura e indústria. São Luís, ano 39, n. 10337, p. 1, 23 de maio de 1908. 4 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720011&pesq=. Acesso em: 30 mar. 2020.

DIÁRIO DO MARANHÃO: orgão imparcial. São Luís, ano 42, n. 11386, p. 1, 5 de junho de 1911. 4 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/doc reader.aspx?bib= 720011&pesq=. Acesso em: 30 mar. 2020.

DIÁRIO DO MARANHÃO: orgão imparcial. São Luís, ano 42, n. 11387, p. 1, 6 de junho de 1911. 4 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=720011&pesq. Acesso em: 30 mar. 2020.

MARANHÃO. Decreto nº 616, de 15 de fevereiro de 1923. Approva o regulamento para os estabelecimentos de instrução pública do Estado. Collecção de leis e decretos do Estado do Maranhão do anno de 1922. São Luís: Imprensa Official, 1923. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/acervo_digital/arq_ad/20141118114305.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

MARANHÃO. Lei n. 475 de 21 de março de 1908. Auctorisa o Governo a mandar imprimir duas obras didacticas do Dr. Almir Parga Nina e professor Joaquim de Oliveira Santos. Colecção das Leis, Pareceres, Resoluções do Congresso, Decretos e Decisões do Estado do Maranhão de 1908. Maranhão: Typ. da Imprensa Official, 1909. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/acervo_digital/arq_ad/20141118112308.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

MARANHÃO. Lei n. 611 de 11 de abril de 1912. Auctoriza o Governo a entregar á viuva do dr. Almir Parga Nina e ao professor Joaquim de Oliveira Santos a quantia de que trata o art. 1. da lei n. 475, de 21 de março de 1908. Leis do Estado, 1912. Maranhão: Typ. da Imprensa Official, 1912. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/ acervo_digital/arq_ad/20141118112308.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

MARANHÃO. Mensagem apresentada ao Congresso do Estado Maranhão na 1.ª sessão da 11.ª Legislatura, em 5 de Fevereiro de 1922 pelo Exm. Sr. Dr. Urbano Santos da Costa Araujo, presidente do Estado. Maranhão: Imp. Official, 1922. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/titles/169?terms=1922&item_id=3607#?h=1922&c=0&m=156&s=0&cv=1&r=0&xywh=-1343%2C1%2C4381%2C3 091. Acesso em: 30 mar. 2020.

PACOTILHA: jornal da tarde. São Luís, ano 20, n. 17, p. 1, 17 de janeiro de 1900. 4 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docmulti.aspx?bib=168319&pesq=. Acesso em: 30 mar. 2020.

PACOTILHA: jornal da tarde. São Luís, ano 28, n. 40, p. 1, 17 de fevereiro de 1908. 4 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docmulti.aspx?bib=168319&pesq=. Acesso em: 30 mar. 2020.

PACOTILHA: jornal da tarde. São Luís, ano 49, p. 1, 24 de setembro de 1930. 4 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docmulti.aspx?bib=168319&pesq=. Acesso em: 30 mar. 2020.

SANTOS, J. Elementos de Aritmetica em séries indutivas. 1. ed. São Luís: Diário do Maranhão, 1911. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/acervo_digital/arq_ad/20170102115156.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

CRUZ, Maria do Carmo Alves da; PINTO, Neuza Bertoni.
Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. 13–24, 31 dic. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18045. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos