A história do fogo na formação dos professores de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.2

Palabras clave:

História da química, Natureza da ciência, História interrompida, Fogo, Pictet

Resumen

A literatura descreve uma crise no ensino de ciências evidenciada pelos altos índices de analfabetismo científico. Uma das razões apontadas é o fato de alunos e professores apresentarem noções distorcidas do que é ciência. Visando combater tais deficiências, neste trabalho testamos uma metodologia que utiliza a história da ciência para ensinar sobre aspectos da natureza da ciência (NdC). Elaboramos um estudo de caso a partir da obra Ensaio sobre o fogo, publicada em 1790 pelo filósofo suíço Marc-Auguste Pictet, e aplicamos essa atividade em duas turmas de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A metodologia empregada, chamada História Interrompida, constrói-se com base numa narrativa linear com questões que interrompem a história e fomentam a participação dos alunos em debates sobre aspectos da NdC ligados ao caso. As aulas foram gravadas em vídeo e as falas dos alunos analisadas segundo referencial de Análise de Conteúdo, tomando aspectos previstos da NdC como categorias a priori. Todas as categorias previstas registraram ocorrências e, além destas, identificamos outras que surgiram de maneira espontânea nas falas dos alunos. Esses resultados reforçam a potencialidade de discussões explícitas sobre NdC na formação de professores.

The history of fire in the training of chemistry teachers

Abstract

Specialized literature describes a crisis in science education evidenced by high rates of scientific illiteracy. The problem would in part derive from students and teachers with naive perceptions of science. In this work we present the testing of a didactic strategy that uses history of science to approach features of nature of science (NoS) in classroom. We started by elaborating a case study based on the 1790 book An Essay on fire, by the Swiss philosopher Marc-Auguste Pictet. Then we applied the methodology in two pre-service chemistry teacher education classes at São Paulo Federal Institute of Education, Science and Technology (IFSP). Such methodology is known as Interrupted Story. It comprises a linear narrative which is interrupted at some points by questions that try to encourage students to participate in debates on NoS topics related to the case. We videotaped the classes and took some foreseen aspects of NoS as a priori categories to proceed the analysis of the students' speeches according to a Content Analysis framework. All the predicted categories registered occurrences. Furthermore, we identified other categories that arose spontaneously in the students' debates. Such results reinforce the potential of explicit discussions about NoS in teachers’ education.

Keywords: History of chemistry; Nature of science; Interrupted story; Fire; Pictet.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Leonardo Correia, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Professor de Quimica, formado pelo Instituto Federal de São Paulo.

Jose Otavio Baldinato, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Doutor em Ensino de Ciências (USP). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

Citas

ACEVEDO-DÍAZ, J. A., et al. História de la ciencia para ensenar naturaleza de la ciencia: una estrategia para la formación inicial del profesorado de ciência. Educación Química. V.28, n. 3, p. 140–146. 2017.

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. E BELTRAN, M. H. R. (Org.) Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Livraria da Física, EDUC, Fapesp. 2004.

ALLCHIN, D. The Minnesota Case Study Collection: New Historical Inquiry Case Studies for Nature of Science Education. Science & Education. V.1, n. 9, p. 1263–1281, 2011.

ALLCHIN, D. Teaching the Nature of Science: Perspectives & Resources. Saint Paul: SHiPS Education Press, 2013.

BALDINATO, J. O. Conhecendo a Química: um estudo sobre obras de divulgação do início do século XIX. 169 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN+ Ensino Médio). Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CORREIA, L.; BALDINATO, J. O. As teorias e experimentos em Ensaio sobre o fogo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 38 n. 1, p. 628-657, 2021.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia das ciências na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (Org.). História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: Da Teoria à Sala de Aula. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 3–21.

FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27–59, 2011.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HACKING, I. Representar e intervir: Tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. P. 235-254. Rio de Janeiro: Editora UERJ. 2012.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 32, n. 3. 2015.

MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n.1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, L. A. P.; MARTINS, R. A. Geração espontânea: dois pontos de vista. Perspicillum, v. 3, n. 1, p. 5-32, 1989.

MATTHEWS, M. R. Changing the Focus: From Nature of Science (NOS) to Features of Science (FOS). In: KHINE, M.S. (ed.) Advances in Nature of Science Research. Bahrain: Springer, 2012.

METZ, D. Story Interrupted: Using History and Philosophy of Science in Everyday Instruction. In: SILVA, C.C.; PRESTES, E. B. (Ed.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, p. 389–396, 2013.

MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7–32, 1999.

PERRIN, C. E. Research Traditions, Lavoisier, and the Chemical Revolution. Osiris, 2nd series, v. 4, p. 53-81, 1988.

PORTO, P. A. História e filosofia da ciência no ensino de química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. p. 159-180.

PICTET, M. A. An Essay on Fire. London: Jeffery, E., 1791.

ROZENTALSKI, E. F. Indo além da Natureza da Ciência: o filosofar sobre a Química por meio da ética química. 432 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

STIUBIENER, I.; ZATERKA, L. (Org.). Nascimento e desenvolvimento da ciência moderna e seus desdobramentos para a contemporaneidade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

VILAS BOAS, A.; SILVA, M. R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. História da Ciência e Natureza da Ciência: Debates e Consensos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 287-322, 2013.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

CORREIA, Leonardo; BALDINATO, Jose Otavio.
A história do fogo na formação dos professores de Química
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 1, p. 22–41, 28 dic. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18020. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos