Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas para publicação, na página Sobre a Revista.
  • Cada trabalho deverá ser apresentado em formato compatível ao MS Word for Windows, formato word.docx digitados para papel tamanho A4, com letra em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhassimples, recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos, margem superior e esquerda igual a 3 cm, direita e inferior igual a 2 cm, contendo de 12 a 20 páginas.

  • Os artigos, originais e inéditos, encaminhados a revista Ensino & Multidisciplinaridade serão submetidos à avaliação de até três consultores ad-hoc, especialistas na área pertinente a temática do artigo, e aprovados pelo Conselho Editorial.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

 

A revista Ensino & Multidisciplinariedade é um periódico semestral, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Destina-se a divulgar contribuições de produções científicas relativas a pesquisas na área do ensino de ciências da natureza e educação matemática e de áreas afins a esse ensino, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino. 

 

1 Normas gerais

São aceitos trabalhos escritos em português e espanhol com até 3 (três) autores, entre os quais pelo menos um dos autores tem título de doutor(a).

As publicações aceitas contemplam pesquisas de caráter investigativo, estado da arte, proposta de ensino direcionadas ao ensino/aprendizagem de ciências e da educação matemática.  São consideradas:

Pesquisas de caráter investigativo - aquelas que possuem questões de pesquisas bem delimitadas, com caminhos metodológicos claros e que estejam sustentados por base teóricas consistentes;

Estado da Arte - levantamentos bem justificados na área de educação ou ensino de ciência, trazendo pontos relevantes que permitam correlações e tragam contribuições para o campo quanto a seu fechamento;

Propostas de Ensino - desde que constituídas a partir de bases teóricas consistentes que tragam contribuições para o ensino de ciências. Ressaltasse aqui a importância do campo teórico na constituição dessas propostas e não as ideias desenvolvidas apenas com base na experiência prática.

Propostas didáticas que não estejam sustentadas por correntes teóricas e não possuam vínculo direto com pesquisa não são recomendados, assim como não são recomendadas: relatos de experiência, levantamento de opiniões ou estudo quantitativo meramente descritivo como avaliação de desempenho escolar e outros estudos com base na aplicação de metodologia similar.

 

2 Instruções para submissão de trabalhos

No processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação:

(a) a contribuição ser original e inédita, e não tendo sido previamente publicado em outro lugar e/ou em outra língua em seu formato final, nem no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da World Wide Web, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está sob consideração para publicação em outra parte;

(b) o autor que submeter o trabalho deve ter a preocupação de não identificar a autoria, para garantir que o critério da avaliação seja “dupla-cega”.

(c) afirmar ter concordado com a versão final que será publicada pela revista, a qual teve sua redação revisada;

(d) todos os autores(as) devem incluir, obrigatoriamente, o ORCID no ato de encaminhamento do texto.

(e) foi obtida a permissão pelo(s) autor(es) para a reprodução no formato impresso e eletrônico e foram reconhecidas as fontes de todas as ilustrações, diagramas ou qualquer outro material incluído no artigo em que os autores não são proprietários dos direitos autorais;

(f) o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas de Submissão dos Trabalhos.

(g) não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal, e que implicará indenização a revista Ensino & Multidisciplinaridade contra todas as reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta garantia e de outras garantias no interesse deste acordo;

(h) Tendo em vista agilizar o processo de revisão de pares, os autores, no momento da submissão, deverão indicar o nome completo e o e-mail de, ao menos, três potenciais pareceristas. Um arquivo com essas informações deve ser anexado em “Docs. sup.”. Na ausência deste documento, o manuscrito será devolvido.

(i)  Atender a “Política de ética e boas práticas na publicação” descrita em “Sobre a Revisa”.

Ocorrendo plágio em trabalho enviado, ele será rejeitado, arquivado e comunicado ao(s) autor(es).

Todos os metadados solicitados pelo sistema devem ser adequadamente preenchidos para todas as modalidades de submissão, sob pena de o trabalho não ser considerado. A inclusão das informações nos metadados não exclui a necessidade de envio de documento e preenchimento de formulários mencionados em Documentos para submissão.

 

3 Forma de apresentação de trabalhos

A submissão de textos deve ser realizada diretamente no sistema da revista com o preenchimento de todos os metadados solicitados e apresentar:

(a) Formato em “word.docx”, digitados para papel tamanho A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0, espaçamento simples, contendo de 12 a 20 páginas.

(b) Título em português e em inglês se o idioma principal for o português; título em espanhol, português e em inglês se o idioma principal for espanhol. Os títulos devem ser dispostos seguindo a ordem dos idiomas aqui citados. Escrito em fonte Times New Roman, sem grifo, centralizados e tamanho 14, letras minúsculas e, em negrito, somente o título no idioma que foi escrito o texto.

(c) Título deve ser curto, preferencialmente não ultrapassando a segunda linha, quando escrito em qualquer dos três idiomas.

(d) A revisão textual e gramatical do texto, em português, espanhol e em inglês é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) do texto. O não cumprimento acarretará a rejeição do material submetido.

(e) Todos os autores devem informar a titulação, nome da Instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Função que desempenha e Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. E-mail: autor@xxx.com

(f) Resumo em português e em inglês se o idioma principal for o português; resumo em espanhol, português e em inglês se o idioma principal for espanhol. Resumos dispostos seguindo a ordem dos idiomas aqui citados. Devem ser apresentados na primeira página do trabalho, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 200 palavras e sem grifo. O resumo deve enunciar, de forma clara e sintética, o problema de estudo, a abordagem metodológica, resultados e conclusões.

(g) O termo Resumo e os equivalentes no idioma espanhol e inglês devem ser escritas em negritos, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados.

(h) As palavras-chave (de 3 a 5) e as expressões equivalentes no idioma espanhol e inglês devem ser escritas abaixo do resumo em cada idioma, em tamanho 10 e em negrito. A inicial de cada palavra-chave deve ser escrita em letra maiúscula, em fonte Times New Roman, formato simples, em tamanho 10 e devem ser separadas por ponto final.

(i) O corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples com recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos. Não adicionar espaço entre parágrafos do mesmo estilo.

(j) Seções criadas no texto sem numeração.

(k) Usar itálico e não negrito para destaques de palavras ou frases ao longo texto.

(l) Citações diretas de referências bibliográficas devem aparecer entre aspas, incluídas no texto, quando tiver até 3 linhas, e indicando o número da página. As citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto (Times New Roman), em tamanho dez (10), espaçamento simples e sem utilização de aspas no início e no final.

(m) Citação indireta: nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas. Caso esteja entre parênteses devem ser grafados em letras maiúsculas.

(n) As referências bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética e seguir as normas da ABNT atual.

(o) Diálogos, entrevistas, conversas e/ou outros instrumentos provenientes de dados coletados, se for o caso, deverão aparecer em itálico, incluídas no texto, quando tiver até 3 linhas, e quando tiverem mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto (Times New Roman), em tamanho dez (10), espaçamento simples e em itálico.

(p) Ilustrações (tabelas, figuras, gráficos, quadros, fotos etc.), se for o caso, inseridas no corpo do texto contendo informações mínimas pertinentes à ilustração (Por ex. Tabela 1; Figura 1; etc.), tamanho 12, centralizado e deverão apresentar as respectivas legendas, conforme item 5.8 da NBR 14724/2011.  Fonte Times New Roman, em espaçamento simples, letra em tamanho 10 e formato semelhante à das citações (Autor, ano, página) ou Autor (ano, página).

(q) Notas de rodapé, se houver, exclusivamente explicativas e escritas da forma mais sucinta possível. Os dados bibliográficos relativos a citações de outros trabalhos devem ser localizados no corpo do texto, entre parênteses, limitando-se ao sobrenome do autor, ano e página (quando for o caso). Trabalhos de dois e três autores serão citados pelos nomes de todos, e mais de três, pelo o nome do primeiro seguido de et al.

(r) Template da revista (Favor não alterar a formatação).

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Esclarecimento de dúvidas e confirmação de recebimento de material poderão ser obtidos pelo e-mail: rem@ufma.br.

Errata: os pedidos de correção deverão ser encaminhados em, no máximo, 30 dias após a publicação.

 

Referências (Exemplos)

Artigo em periódico impresso (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

MARTINS, Milena Miguel; BOEMER, Magali Roseira. Produção científica sobre o tema da morte e do morrer: estudo de um periódico. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 22, n. 2, p. 141-156, jul. 2001.

Observação: até três autores, deve-se colocar todos. Mais de três, deve-se indicar o primeiro nome e a expressão et al.

Artigo em periódico disponível em meio eletrônico:

CAMPOS, Alexandre. Algumas considerações sobre os movimentos dos corpos na antiguidade e na Idade Média: a teoria do ímpeto e a inércia. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 1, p. e0322, 1–11, 2022. DOI: 10.18764/2447-5777v8n1.2022.3. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18018. Acesso em: 10 out. 2023.

Livros (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, oscilações e ondas, calor. v. 2. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.

Capítulos de livros (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

BORGES, Livia de Oliveira; YAMAMOTO, Oswaldo H. Mundo do trabalho: construção histórica e desafios contemporâneos. In: BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; ZANELLI, José Carlos (org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-72.

Tese/Dissertação/Monografia (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

SOUZA, Adenícia Custódia Silva e. Risco biológico e biossegurança no cotidiano de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. 2001. 183 f. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001.

SILVA, Francisco Hemerson Brito da. Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.

Artigo de jornais:

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

CRÉDITO à agropecuária será de R$ 156 bilhões até 2015. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 97, n. 156, p. A3, 20 maio 2014.

A FLOR prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, ano 75, n. 24.105, p. 4, 2 abr. 1995.

Artigo de jornal na internet:

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

PROFESSORES terão exame para ingressar na carreira. Diário do Vale, Volta Redonda, v. 18, n. 5877, 27 maio 2010. Caderno Educação, p. 41. Disponível em: http://www.bancadigital.com.br/diariodovale/ reader2/Default.aspx?pID=1&eID=495&lP=38&rP=39&lT=page. Acesso em: 29 set. 2010.

Leis/portarias/resoluções:

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 20 maio 2022.

Obras em CD-ROM:

PEDUZZI, Marina. Laços, compromissos e contradições existentes nas relações de trabalho da Enfermagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 53., 2001, Curitiba. Anais [...]  Curitiba, 2001. CD-ROM.

Internet (página):

FONTANA, Sergio M. P. Arquimedes e a coroa do rei. Blog O SÉCULO XX. Disponível em: https://oseculoxx.blogspot.com/2013/09/arquimedes-e-coroa-do-rei.html. Acesso em: 09 set. 2022.

GASPARETTO JUNIOR, Antonio.  Aquedutos romanos.  InfoEscola.  Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/aquedutos-romanos/. Acesso em: 09 set. 2022

Observação: Todo texto extraído da internet possui um autor, ainda que institucional.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.