Uma abordagem de fluidos no ensino de física na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.11Palavras-chave:
Hidrostática, Hidrodinâmica, Empuxo, Metodologia de ensino;, História da ciênciaResumo
Este estudo foi elaborado com a intenção de discutir conceitos básicos da física de fluidos com a utilização de fatos históricos e experiências do cotidiano, buscando melhor aprendizado por parte dos alunos. Nesse sentido, tomamos algumas situações práticas do dia a dia dos alunos (relacionadas à física de fluidos) conectando os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos básicos da física de fluidos. A ideia central é mostrar que, com exemplos vivenciados pelos alunos em seu cotidiano, é possível construir uma ponte entre o saber comum (ligado à sua experiência cotidiana) e o científico. A metodologia utilizada nesta pesquisa se caracteriza como exploratória, pois busca explicitar o problema e familiarizar a sua compreensão. Mostramos que existem exemplos práticos do cotidiano que podem auxiliar no aprendizado dos conceitos básicos da hidrostática e hidrodinâmica. O público-alvo deste estudo são estudantes e professores de graduação em licenciatura em física ou áreas afins, de professores do ensino médio e fundamental,
e de alunos do ensino médio.
Abstract
A fluid approach in teaching physics in basic education
This article was prepared with the intention of introducing the basic concepts of fluid physics with the use of historical facts and everyday experiences seeking a better learning by the students. In this sense, we take some practical situations from the students’ everyday lives (related to fluid physics) and connect the students’ prior knowledge with these everyday experiences with the basic concepts of fluid physics. The central idea is to show that with examples experienced by students in their daily lives, it is possible to build a bridge between common knowledge (linked to their everyday experience) and scientific knowledge. The methodology used in this research is characterized as exploratory, as it seeks to explain the problem and familiarize its understanding. We show that there are practical everyday examples that can help in learning the basic concepts of hydrostatics and hydrodynamics. The target audience of this article are undergraduate students and professors in physics or related areas, secondary and elementary school teachers, and high school students.
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