EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIANTE A MODELAGEM MATEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A SUPERAÇÃO DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202119Mots-clés :
Meio ambiente, Ensino de matemática, Ensino Fundamental, Transversalidade, InterdisciplinaridadeRésumé
Este artigo relata prática de Educação Ambiental desenvolvida em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do oeste catarinense mediante atividades de Modelagem Matemática que abordaram o tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A professora de Matemática dessas turmas atuou como pesquisadora e, no decorrer das aulas, os dados foram coletados mediante diário de campo, os participantes responderam questionários semiestruturados e participaram de um grupo focal. A primeira atividade de Modelagem Matemática empregou dados secundários obtidos na empresa de coleta de resíduos sólidos da cidade, cabendo aos estudantes a resolução de uma situação-problema proposta pela professora. Para a realização da segunda atividade, os estudantes coletaram dados primários acerca dos RSU em suas próprias residências. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Conclui-se que as atividades permitiram o favorecimento de uma melhor compreensão da temática socioambiental integrada à aprendizagem conceitual da Matemática, o que pode colaborar para mudanças de percepções – quiçá outrora calcada em uma consciência ingênua sobre tal temática – e atitudes por parte dos estudantes no tocante ao meio ambiente.
Palavras-chave: meio ambiente; ensino de Matemática; Ensino Fundamental; transversalidade; interdisciplinaridade.
ENVIRONMENTAL EDUCATION BY SOLID WASTE MATHEMATIC MODELLING OF FOR THE OVERCOMING OF INGENE CONSCIOUSNESS
This paper reports the practice of Environmental Education developed in 9th-grade of elementary school classes at a public school in west of Santa Catarina through Mathematical Modeling activities that addressed the treatment of Urban Solid Waste (USW). The Mathematics teacher of these classes acted as a researcher and, during the classes, data were collected through a field diary, the participants answered semi-structured questionnaires and participated in a focus group. The first Mathematical Modeling activity used secondary data obtained from the solid waste collection company in the city, and the students were responsible for solving a problem-situation proposed by the teacher. To carry out the second activity, students collected primary data about USW in their own homes. The data obtained were submitted to Content Analysis by Laurence Bardin. It is concluded that the activities allowed for the promotion of a better understanding of the socio-environmental theme integrated to the conceptual learning of Mathematics, which can contribute to changes in perceptions - perhaps once based on a naive awareness of this theme - and attitudes on the part of students in the concerning the environment.
Keywords: environment; Mathematics teaching; Elementary School. transversality; interdisciplinarity.
EDUCACIÓN AMBIENTAL MEDIANTE MODELOS MATEMÁTICOS DE RESIDUOS SÓLIDOS PARA LA SUPERACIÓN DE LA CONCIENCIA INGENICA
Resumen
Este artículo reporta la práctica de Educación Ambiental desarrollada en las clases de 9º grado de la escuela primaria de una escuela pública del occidente de Santa Catarina a través de actividades de Modelización Matemática que abordaron el tratamiento de Residuos Sólidos Urbanos (RSU). La profesora de las Matemáticas de estos grupos actuó como investigadora y, durante las clases, los datos fueron recolectados a través de un diario de campo, los participantes respondieron cuestionarios semiestructurados y participaron en un grupo focal. La primera actividad de Modelización Matemática utilizó datos secundarios obtenidos de la empresa de recolección de residuos sólidos de la ciudad, y los estudiantes fueron los responsables de resolver una situación-problema propuesta por el docente. Para realizar la segunda actividad, los alumnos recopilaron datos primarios sobre los RSU en sus propios hogares. Los datos obtenidos fueron analizados de acuerdo con la Content Analysis por Laurence Bardin. Se concluye que las actividades permitieron promover una mejor comprensión de la temática socioambiental integrada al aprendizaje conceptual de las Matemáticas, que puede contribuir a cambios en las percepciones - quizás alguna vez fundamentadas en una conciencia ingenua de esta temática - y actitudes sobre la parte de los estudiantes en lo concerniente al medio ambiente.
Palabras clave: medio ambiente; enseñanza de Matematicas; Ciclo Basico de Secundaria; transversalidad; interdisciplinariedad.
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