CONCEITO E APLICABILIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPREGADA AO SETOR DE ARQUIVO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.17Palavras-chave:
arquivo, gestão, conhecimento, conceito, aplicabilidadeResumo
O conceito de um arquivo pode ser definido de várias maneiras. Ao longo da história, a conceituação do arquivo mudou de acordo com as mudanças políticas e culturais pelas quais as sociedades ocidentais passaram. Portanto, os arquivos são um espelho da sociedade que os produz e sua interpretação também acompanha as mudanças que ocorrem. Na antiguidade, considerava-se um depósito de documentos e papéis de qualquer espécie relativa a ações de um indivíduo ou instituição. Entretanto, não há concepção definitiva de arquivo. O objetivo desta pesquisa é evidenciar o conceito e aplicabilidade da Gestão do Conhecimento empregada ao Setor de Arquivo. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa explicativa, bibliográfica e documental, pois as práticas de arquivamento devem ser explicadas e comparadas com várias teorias. A pesquisa também sugere práticas de desenvolvimento da competência informacional com o objetivo de promover a gestão do conhecimento. Muitos profissionais qualificados e capacitados no cenário atual existem para administrar os sistemas informatizados e organizá-los. O profissional arquivista possui atualmente o gerenciamento dos documentos eletrônicos como seu maior avanço e desafio no seu reconhecimento no mercado.
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