A ESCRITA E A MEMÓRIA COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM “TERRA SONÂMBULA”, DE MIA COUTO

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Leitura, Memória, Identidade

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir a importância da escrita e da memória na constituição da identidade na obra “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto (2007). Para tanto, mobilizamos as discussões de autores dos campos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1999; COURTINE, 2008; 2009), dos Estudos Culturais (BAUMA, 2005; HALL, 2006), da sociologia (DAVALLON, 1999; HALBWACHS, 2006; MUNANGA, 2006) e da Literatura (FEITOSA, 2010). A metodologia empregada tem uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, na medida em que lançamos mão do referido romance para leitura e análise, à luz do repertório teórico supracitado, destacando alguns excertos relevantes para a discussão aqui empreendida. Conclui-se que a constituição dos personagens do romance decorre do entrelaçamento, na leitura dos cadernos de Kindzu, entre a escrita e a memória oral, que fazem emergir uma memória individual e coletiva de Moçambique, nem sempre acionadas na memória discursiva do leitor.

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Biografia do Autor

Claudemir Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Ar); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

SOUSA, Claudemir.
A ESCRITA E A MEMÓRIA COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM “TERRA SONÂMBULA”, DE MIA COUTO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 6, n. 18, p. 05–27, 1 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/14735. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê Literatura, Escritura e Memória