LEITURA POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA.

Autores

  • Valdenildo Dos Santos Univeridade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Leitura, Prazer, Método, Passo a passo

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de pesquisas e intervenção junto a um grupo de 35 alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Antonio Ferreira Barbosa de Iturama, em Minas Gerais, em outubro de 2018, com atividades didáticas por meio do uso de multiplicidade de textos verbais, não verbais e sincréticos como forma de motivação e engajamento. A metodologia privilegiou a leitura e escrita livres, a coleta das primeiras redações, a apresentação do nível fundamental de leitura preconizado pela teoria semiótica de Algirdas Julien Greimas e seus seguidores e uma segunda leitura e escrita que foram coletadas para análise comparativa de 4 das 70 redações coletadas. Os resultados demonstraram, confirmando as pesquisas desenvolvidas por Santos (2014-2019), Amorin, Nakamura e Gomes (2016), Giorno (2017) e Doneli (2020) que um método passo a passo para a leitura e escrita se constitui em ferramenta importante para o aprofundamento da percepção do sentido por parte dos alunos no interior do texto.

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Biografia do Autor

Valdenildo Dos Santos, Univeridade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Pós-Doutor em Languages and Cultures pela Purdue University, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos (2016-2018), Doutor em Letras, Filologia e Linguística Portuguesa (Semiótica) pela UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), com bolsa Sanduíche CNPq de pesquisa na UNC, University of North Carolina, Chapel Hill, Estados Unidos, Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais pela UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Bacharel em Letras, Inglês e Português pela USC, (1992). Morou nos Estados Unidos, Carolina do Norte e Virgínia durante oito anos (2003 a 2011). Atualmente é professor associado I na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, atuando na graduação em Introdução à Semiótica, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa e na Pós-Graduação em Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita. Especialista em EMI. Já ministrou Didática da Língua Inglesa, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Línguas, Práticas e metodologias de Leitura e Escrita em Língua Inglesa, Estagio Obrigatório em Língua Inglesa, Literatura Inglesa e Norte Americana. É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado de Línguas e Leituras Semiótica (GEALLES).

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

SANTOS, Valdenildo Dos.
LEITURA POR PRAZER E NÃO POR OBRIGAÇÃO: POR UMA POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA.
Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 252–282, 16 Jun 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13569. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos