CUIDANDO DE SAÚDE EM GITONGA E PORTUGUÊS – RUMO A UM DICIONÁRIO DE ESPECIALIDADE

Autores

  • Henrique Mateus Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
  • Alexandre António Timbane Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Campus dos Malês Instituto de Humanidades e Letras Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n – Centro, CEP: 43900-000 São Francisco do Conde – Bahia – Brasil http://orcid.org/0000-0002-2061-9391

Palavras-chave:

Língua, Saúde, Dicionário, Terminologia e Lexicologia.

Resumo

Segundo a Constituição da República em vigor em Moçambique, no Artigo 9, sobre as Línguas Nacionais, o Estado valoriza as línguas nacionais como patrimônio cultural e educacional e promove o seu desenvolvimento e utilização crescente como línguas veiculares da nossa identidade e, no artigo 10, sobre a Língua Oficial, destaca o Português como língua oficial. Dada a atual política linguística em vigor no país, que exclui as línguas moçambicanas e a adota o Português como língua de prestígio, notamos uma fraca interação entre muitos servidores e utentes das nossas unidades sanitárias. O presente trabalho visa contribuir para a redução dos efeitos negativos da barreira linguística entre os profissionais de saúde e os pacientes na comunidade tonga. O principal problema desta investigação é perceber que instrumentos linguísticos podem ser adotados para reduzir os efeitos negativos da barreira linguística entre o profissional de saúde e o paciente. Em resposta ao problema acima levantado, recolhemos e analisamos dados sobre a interação entre os profissionais de saúde e pacientes/doentes com relação às doenças mais frequentes na comunidade tonga. A partir das constatações a que a pesquisa nos levou, apresentamos uma proposta metodológica para a compilação de um futuro Dicionário de Saúde Gitonga-Português / Português-Gitonga, capaz de reduzir a barreira linguística que, infelizmente, persiste nos nossos hospitais.

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Biografia do Autor

Henrique Mateus, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Moçambicano, é actualmente doutorando em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane. Possui mestrado em Linguística e licenciatura em Ensino de Línguas Bantu pela Universidade Eduardo Mondlane. É docente e investigador na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane desde 2009. Ocupa-se das áreas de ensino, terminografia e tradução envolvendo línguas bantu moçambicanas.       

Alexandre António Timbane, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Campus dos Malês Instituto de Humanidades e Letras Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n – Centro, CEP: 43900-000 São Francisco do Conde – Bahia – Brasil

Pós-Doutor em Estudos Ortográficos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2015), Pós-Doutor em Linguística Forense pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC(2014), Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (UEM). É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês como Língua Estrangeira (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique (UP). É membro do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

MATEUS, Henrique; TIMBANE, Alexandre António.
CUIDANDO DE SAÚDE EM GITONGA E PORTUGUÊS – RUMO A UM DICIONÁRIO DE ESPECIALIDADE
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 144–167, 26 Set 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11471. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: ESTUDOS DO LÉXICO – PERSPECTIVAS