QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão integrativa

Autores/as

  • Alda Dantas do Rêgo Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Adriana Leônidas de Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p375-388

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Trabalho, Professor, Educação Básica

Resumen

QUALITY OF LIFE IN THE WORK OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION: integrative review

CALIDAD DE VIDA EN EL TRABAJO DEL PROFESORADO DE EDUCACIÓN BÁSICA: revisión integradora

Este estudo objetivou verificar as publicações nacionais que investigaram a situação da qualidade de vida no trabalho de professores da educação básica que atuam na rede pública de ensino, por meio da revisão integrativa de pesquisas científicas. Os professores estão constantemente expostos às situações de riscos psicossociais e enfrentam diariamente situações de desmotivação e desvalorização profissional. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura e as informações foram coletadas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Periódicas Capes: Revista Evidência e Revista Brasileira em promoção da Saúde. Foram consultados artigos publicados do período de 2006 a 2016, utilizando as palavras-chave: “qualidade de vida”, “trabalho”, “professores”, “educação básica”. Foram encontrados 21 artigos e, entre estes, apenas cinco preencheram devidamente os critérios de inclusão para o estudo. Os resultados evidenciaram que os artigos analisados utilizaram os mesmos instrumentos e retratam as vulnerabilidades dos professores. Observou-se que há carência de políticas públicas que intervém no ambiente de trabalho dos professores, além de um baixo número de produções científicas no Brasil sobre o tema.

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Trabalho; Professor; Educação Básica.

ABSTRACT
This study aimed to verify national publications that investigated the quality of life situation in the work of teachers of basic education who work in the public school system, through an integrative review of scientific research. Teachers are constantly exposed to situations of psychosocial risks and face daily situations of demotivation and professional devaluation. An integrative literature review was carried out, the information was collected in the databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Periódicas Capes: Revista Evidência e Revista Brasileira em destaque Of health. Articles published from 2006 to 2016 were used, using the key words: "quality of life", "work", "teachers", and "basic education". We found 21 articles, and among these, only 5 adequately met the inclusion criteria for the study. The results showed that the analyzed articles used the same instruments and portrayed the vulnerabilities of teachers. It was observed that there is a lack of public policies that intervene in the work environment of the teachers and there are a few scientific productions in Brazil on the subject.

Keywords: Quality of Life; Job; Teacher; Basic Education.

RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo verificar las publicaciones nacionales que investigaron la situación de la calidad de vida en el trabajo de los maestros de educación básica que trabajan en las escuelas públicas, a través de la revisión integradora de la investigación científica. Los maestros están constantemente expuestos a situaciones de riesgos psicosociales y se enfrentan a situaciones cotidianas de la desmotivación y la devaluación profesional. una revisión integradora de la literatura se llevó a cabo, la información que se recoge en las bases de datos: América Latina y el Caribe Ciencias de la Salud (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) y capas periódicas: Revista Evidencia y Revista Internacional de la venta . Salud se consultó a los artículos publicados en el periodo 2006-2016, utilizando las palabras clave "calidad de vida", "trabajo", "maestro", "educación básica". Encontraron 21 artículos, y entre éstos, sólo 5 cumplen adecuadamente los criterios de inclusión para el estudio. Los resultados mostraron que los artículos analizados, utilizan los mismos instrumentos y muestran la vulnerabilidad de los maestros. Se observó que existe una falta de políticas públicas que intervienen en el entorno de trabajo de los profesores y hay un bajo número de producciones científicas en Brasil sobre el tema

Palabras clave: Calidad de Vida; Trabajar; El profesor; La Educación Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alda Dantas do Rêgo, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutorado em Psicologia pela PUC-SP e Pós-Doutorado em Administração pela EAESP- FGV-SP. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional – Universidade de Taubaté - UNITAU.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

RÊGO, Alda Dantas do; OLIVEIRA, Adriana Leônidas de.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão integrativa
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 375–388, 31 dic. 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6414. Acesso em: 23 nov. 2024.