ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

a importância e as dificuldades vivenciadas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química

Autores/as

  • Maria do Socorro Evangelista GARRETO Universidade Federal do Maranhao
  • Carla da Conçeição DOURADO Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química (UFMA)

Resumen

O Estágio Supervisionado é obrigatório nos cursos de licenciatura e constitui uma ferramenta essencial na formação de professores. É importante também para a construção de uma identidade docente competente e autônoma para a mediação do conhecimento. Entretanto, é nesta etapa que surgem os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos licenciando que vivenciam o cotidiano da sala de aula o qual reflete diretamente no desempenho do licenciando. Portanto, esta pesquisa de caráter qualitativo, tem o objetivo de compreender a importância do estágio supervisionado na formação docente, avaliar a correlação entre a formação docente e o estágio, elencar as dificuldades encontradas durante o estágio, e consequentemente, compreender de que maneira as adversidades podem afetar o desempenho profissional dos docentes. A pesquisa foi realizada com discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química – UFMA/São Bernardo- que já concluíram as etapas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 12 perguntas a partir das quais fez-se a análise qualitativa. Os dados demonstram que dificuldades como o déficit de atenção por parte dos alunos no decorrer das aulas, excesso de alunos por turma, e a dificuldade de conciliação das atividades do estágio com as da Universidade. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos licenciandos durante a execução, o ESEM é considerado fundamental na carreira acadêmica por ser um grande facilitador de conhecimento, contribuindo no desenvolvimento de cada um dos licenciandos para como futuros profissionais da educação, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Evangelista GARRETO, Universidade Federal do Maranhao

Graduada em Química Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão e em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de água, Química de petróleo, asfaltenos, adsorção, Polímeros e Colóides, Ensino de química e Ensino a Distância.

Carla da Conçeição DOURADO, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química (UFMA)

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais/Química, pelo Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2023-01-03

Cómo citar

GARRETO, Maria do Socorro Evangelista; DOURADO, Carla da Conçeição.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO:: a importância e as dificuldades vivenciadas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 4, n. 7, p. 77–93, 3 ene. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/19105. Acesso em: 20 may 2024.

Número

Sección

Artigos